Polícia

Acusado de matar vigilante é condenado a 4 anos de prisão

Rafael Weyklen da Silva de Almeida foi morto em 2021 durante bebedeira no Jardim Bálsamo

|
Marina Romualdo
Crime foi praticado dentro da residência onde eles bebiam (Foto: Marco Miatelo/Arquivo)

José Eduardo Dias Viana foi julgado e condenado nesta terça-feira, 06 de Setembro, pelo 1° Tribunal da Vara do Júri de Campo Grande (MS). Ele é acusado de matar o vigilante, Rafael Weyklen da Silva de Almeida, no dia 12 de Fevereiro de 2021, na rua Aydên Roque, no Jardim Bálsamo.

Na decisão, o réu foi condenado a quatro anos de reclusão pelo crime de homicídio doloso simples. 

Durante a audiência, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e a autoria do delito de homicídio doloso, bem como, por maioria, decidiram pelo reconhecimento da causa de diminuição de semi-imputabilidade e pelo afastamento da qualificadora do recurso que dificultou a defesa da vítima.

Já as demais teses defensivas foram afastadas, conforme quesitação retro, de modo que fica o acusado condenado pelo crime de homicídio doloso simples, com a causa de diminuição de pena da semi-imputabilidade.

Relembre o caso – O acusado que está preso desde o dia do crime, na época alegou que matou a vítima porque Rafael ficou com ciúmes dele com mulheres. Conforme o boletim de ocorrência, José estava bebendo com a vítima em um bar durante a madrugada.

A bebedeira se estendeu durante o dia e ambos foram ingerir bebida alcoólica na casa de Rafael. Eles chamaram algumas jovens para ir até a residência.

De acordo com o José, a vítima teria ficado com ciúmes porque as jovens darem mais atenção a ele. Os dois começaram uma discussão e entraram em luta corporal. Em seguida, o acusado pegou um pedaço de vidro no chão e desferiu contra Rafael.

"Dei um golpe no pescoço de Rafael e saí do local correndo", afirmou. Ele disse que não tinha intenção de matar o "amigo". O suspeito estava dentro de uma residência no momento em que foi preso e não resistiu à prisão. O rapaz vestia uma bermuda, estava sem camisa e não portava mais o pedaço de vidro usado no homicídio.

Veja Também

Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá

PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Condenado por tentar matar a esposa há 20 anos é preso em Três Lagoas

Polícia elucida execução brutal praticada por mascarados em Três Lagoas