Polícia

Ação autua área rural por queima ilegal em Corumbá

Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, fiscaliza e aplica multa

|
Redação
(Foto: Decom/MPMS)

Durante a Operação Prolepse, com apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA) e coordenação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), uma vistoria foi realizada, na última sexta-feira (22), na região do Abobral, zona rural de Corumbá, como parte do Programa Pantanal em Alerta 2025.

A operação tem como intuito de identificar pontos de ignição e responsabilizar infratores que desrespeitaram a legislação ambiental vigente.

A equipe da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental comprovou o uso irregular de fogo na fazenda, com área queimada total de 1,05 hectares de vegetação nativa, durante o período proibido, conforme a Resolução Conjunta SEMADESC/IMASUL nº 004, de 31 de Julho de 2025, que suspende o uso de fogo no Pantanal, entre os dias 1º e 30 de Agosto.

A infração teve como resultado a lavratura de auto de infração ambiental, no valor de R$ 2 mil, além do embargo da área e orientação para recuperar o dano ambiental. O caso foi registrado pela PMA.

De acordo com o Coordenador do Núcleo Ambiental, o Promotor de Justiça Luciano Loubet, o trabalho teve como base a requisição do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caoma/MPMS), com apoio técnico do Núcleo de Geotecnologias (Nugeo), que identificou, previamente, por meio de imagens de satélite, os polígonos de ignição ativos, a partir de 6 de Agosto. O relatório do NUGEO serviu de base para o deslocamento da equipe da PMA até a propriedade rural.

Conforme o Plano Operacional Integrado de Segurança Pública nº 001/2025/MS, o MPMS segue encaminhando os dados para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e requisitando a ação integrada da Polícia Civil e da Perícia Criminal, para o aprofundamento das investigações, assim como a origem e eventual autoria dolosa das queimadas.

Confira a galeria de imagens:

Veja Também

Esposa é morta pelo marido a golpes de faca

Comerciante morre ao colidir carro em árvore do canteiro central

Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá

PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá