Ação autua área rural por queima ilegal em Corumbá
Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, fiscaliza e aplica multa

Durante a Operação Prolepse, com apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA) e coordenação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), uma vistoria foi realizada, na última sexta-feira (22), na região do Abobral, zona rural de Corumbá, como parte do Programa Pantanal em Alerta 2025.
A operação tem como intuito de identificar pontos de ignição e responsabilizar infratores que desrespeitaram a legislação ambiental vigente.
A equipe da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental comprovou o uso irregular de fogo na fazenda, com área queimada total de 1,05 hectares de vegetação nativa, durante o período proibido, conforme a Resolução Conjunta SEMADESC/IMASUL nº 004, de 31 de Julho de 2025, que suspende o uso de fogo no Pantanal, entre os dias 1º e 30 de Agosto.
A infração teve como resultado a lavratura de auto de infração ambiental, no valor de R$ 2 mil, além do embargo da área e orientação para recuperar o dano ambiental. O caso foi registrado pela PMA.
De acordo com o Coordenador do Núcleo Ambiental, o Promotor de Justiça Luciano Loubet, o trabalho teve como base a requisição do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caoma/MPMS), com apoio técnico do Núcleo de Geotecnologias (Nugeo), que identificou, previamente, por meio de imagens de satélite, os polígonos de ignição ativos, a partir de 6 de Agosto. O relatório do NUGEO serviu de base para o deslocamento da equipe da PMA até a propriedade rural.
Conforme o Plano Operacional Integrado de Segurança Pública nº 001/2025/MS, o MPMS segue encaminhando os dados para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e requisitando a ação integrada da Polícia Civil e da Perícia Criminal, para o aprofundamento das investigações, assim como a origem e eventual autoria dolosa das queimadas.
Veja Também
Confusão em conveniência acaba em tiros no Itamaracá
Mulher é morta a facada pelo ex-marido na Vila Taveiropolis, em Campo Grande
BPMRv apreende 16,5 kg de skunk durante fiscalização na MS-141
Homem comete injúria racial, ameaça e é baleado ao agredir policiais