Unidades de saúde ampliam horário de realização de testes de Covid-19
Na USF do Tiradentes, testagem podem ser realizada até as 21h
As unidades básicas e de saúde da família de Campo Grande estabeleceram novos horários para realização da testagem de Covid-19. O funcionamento foi ampliado em cerca de 1h em mais de 10 pontos de testagem da capital. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Tiradentes, o atendimento se estende até às 21h.
Até a última semana, as unidades estavam realizando o teste em horário especial, em razão do período de recesso dos servidores. Desde segunda-feira (09) o horário de atendimento foi readequado tendo, inclusive, algumas unidades ampliado o período para realização da testagem. Mais de 10 unidades disponibilizam o teste de 7h30 às 18h30, sem intervalo para o almoço.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o serviço é disponibilizado nas 74 UBSs e USFs distribuídas nas sete regiões urbanas e distritos do Município de maneira gratuita e por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio. Aos sábados e feriados, a testagem acontece somente nas unidades de plantão referenciadas.
Para orientar o usuário sobre onde buscar atendimento, a Sesau disponibiliza uma plataforma onde é possível localizar a unidade de saúde mais próxima. Basta digitar o CEP ou endereço de residência.
(FoQuem pode testar - O teste é recomendado para pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e dor de cabeça. No caso do teste de antígeno, o resultado fica disponível em no máximo 20 minutos. Quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento.
O paciente sintomático conta ainda com o serviço de Teleantedimento da Sesau, onde ele pode entrar em contato pelo número 2020-2170 e receber orientações de um profissional sobre as medidas de prevenção e onde buscar atendimento, caso seja necessário. O serviço funciona diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Covid em MS - Boletim Epidemiológico divulgado na última terça-feira, 10, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), indica que em uma semana, o estado registrou 2.887 resultados positivos para a doença, com uma média diária de mais de 412 casos confirmados. Durante a pandemia, o número total de registros em MS é 599.285.
Segundo o registro, Mato Grosso do Sul perdeu 20 vidas para a Covid-19 em uma semana. Uma mulher, de 33 anos, sem registro de comorbidades e residente de Sidrolândia, é um dos óbitos. A SES reforça que o número de mortes é acumulado de outros períodos
Veja Também
Teste para Covid-19 está disponível em todas as UBSS
Fumacê passa por três bairros da Capital nesta segunda-feira
Confira a disponibilidade de médicos nas unidades de saúde nesta 2ª-feira
‘Janeiro Branco’ discute importância de estar em dia com saúde mental e emocional