Três vidas são salvas com doação de órgãos de um menino de dois anos
Órgãos foram enviados para São Paulo e Brasília
Três pacientes terão suas vidas transformadas devido ao transplante de órgãos. Na Santa de Casa de Campo Grande, um menino de dois anos teve morte encefálica após edema cerebral e família autorizou a captação do coração, córneas e enxaguantes.
Segundo a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do hospital, a autorização pela família foi imediata ao saber da possibilidade de doação. O menino sofria de septo acidose diabética e apesar de estar há dias internado no hospital, não foi possível reverter as complicações.
O coração foi destinado para um bebê em Brasília (DF), os enxaguantes foram enviados para transplante em São Paulo (SP) e as córneas permanecem no Banco de Olhos da Santa Casa para paciente futuro compatível.
OPO Santa Casa - De acordo com a Organização de Procurados Órgãos da Santa Casa de morte, em 2022 houve 72 diagnósticos de morte encefálica. Desse total, 41 famílias foram consultadas sobre a doação de órgãos, mas apenas nove autorizaram. Ao todo, foram captados 12 rins, quatro fígados e um coração.
(Com informações de Santa Casa de Campo Grande)
Veja Também
Teste para Covid-19 está disponível em todas as UBSS
Fumacê passa por três bairros da Capital nesta segunda-feira
Confira a disponibilidade de médicos nas unidades de saúde nesta 2ª-feira
‘Janeiro Branco’ discute importância de estar em dia com saúde mental e emocional