Plantão Saúde

SES oferece capacitação sobre enfrentamento ao Aedes eegypti

Evento tem início às 15h30, de modo remoto, e é destinado a médicos da Estratégia da Saúde da Família

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Com objetivo de fortalecer as estratégias de enfrentamento a Dengue, Zika e Chikungunya em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza nesta quinta-feira (15), a web aula “Manejo Clínico da Dengue”. O evento tem início às 15h30 e é destinado a médicos da Estratégia da Saúde da Família.

Conforme a Gerente Técnica de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener Lemos dos Santos Nantes, objetivo do treinamento é evitar o agravamento do quadro clínico da doença pois, a dengue se não for tratada de forma adequada, pode levar ao óbito.

“A identificação precoce dos casos de Dengue é de fundamental importância para a tomada de decisões e implantação de medidas de maneira oportuna, visando principalmente evitar a ocorrência de óbitos”, enfatiza.

Segundo a médica infectologista e presidente da Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul, Andyane Tetila, em decorrência do período climático propício a replicação do mosquito transmissor do vírus da Dengue – com chuva e calor – é esperado o aumento da circulação do vírus e a ocorrência da doença com sintomas em indivíduos suscetíveis, sendo necessário otimizar os atendimentos das equipes de saúde.

“Considerando o risco e ao estudar ocorrência de casos graves e óbitos ocorridos em anos anteriores, conseguimos promover capacitação das equipes de saúde para o adequado diagnóstico e manejo clínico”, explica.

Entre os assuntos que serão debatidos durante a transmissão estão: a ocorrência de óbitos, sinais, sintomas e tratamento do paciente com Dengue, a classificação de acordo com avaliação de quadro clínico para o manejo adequado e a importância da classificação de risco nos serviços.

As palestras serão ministradas pelos médicos infectologistas Dra. Andyane Freitas Tetila e Dr. Hilton Luís Alves Filho. O acesso à web aula pode ser feito por meio DESTE LINK.

Arboviroses - O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

A Secretaria de Estado de Saúde tem realizado ao longo do ano capacitação juntos aos 79 municípios seja na parte epidemiológica quanto na parte de vetores do Governo do Estado.

Veja Também

Teste para Covid-19 está disponível em todas as UBSS

Fumacê passa por três bairros da Capital nesta segunda-feira

Confira a disponibilidade de médicos nas unidades de saúde nesta 2ª-feira

‘Janeiro Branco’ discute importância de estar em dia com saúde mental e emocional