Diário Digital
 
Plantão Saúde

O que se sabe sobre as vacinas Covaxin e Sputnik V

Anvisa autorizou a importação dos dois imunizantes

|
Thiago Brites
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

Com a autorização de importação concedida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as vacinas Sputnik V e Covaxin também passam a ter liberação para uso, mas serão aplicadas de forma controlada em um número reduzido de pessoas e não integram a lista de imunizantes autorizados para uso emergencial.

As áreas técnicas da Anvisa fizeram ressalvas relacionadas à autorização de importação e ressaltaram que as vacinas não possuem avaliação da agência quanto à qualidade, eficácia e segurança.

Com os dois imunizantes, o Brasil passa a ter seis vacinas já adquiridas (CoronaVac, vacina da AstraZeneca, da Pfizer e da Janssen), o que permitirá ampliar a vacinação no país.

O Vacinômetro do R7 mostra que mais de 53 milhões de brasileiros receberam a primeira dose contra a covid-19 no Brasil, o que corresponde a 25% da população, sendo que mais de 23 milhões já receberam a segunda dose, o que equivale a 11%, e estão completamente imunizadas, até sexta-feira (11).

Saiba mais sobre cada imunizante:

Covaxin

Sputnik V

Entenda a restrição de uso dessa vacinas:

Além disso, os estados deverão suspender a importação, distribuição e uso das vacinas, caso a Anvisa e a OMS (Organização Mundial da Saúde) reprovem o uso emergencial desses imunizantes.

Fonte: Portal R7

Veja Também

Teste para Covid-19 está disponível em todas as UBSS

Fumacê passa por três bairros da Capital nesta segunda-feira

Confira a disponibilidade de médicos nas unidades de saúde nesta 2ª-feira

‘Janeiro Branco’ discute importância de estar em dia com saúde mental e emocional