Plantão Saúde

Monkeypox: notificações sobem e registram 29 suspeitas em cinco dias

Ao todo, casos suspeitos totalizam 160 no Estado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde

|
Isabela Duarte
(Foto: Dado Ruvic/ REUTERS)

A Varíola dos Macacos, conhecida como Monkeypox, deu um salto no crescimento do número de casos confirmados e notificações em Mato Grosso do Sul. No último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), já são 160 casos suspeitos no mês de Setembro.

Dados publicados neste domingo (25), informam que Setembro bateu o recorde de notificações nesta reta final do mês, faltando apenas quatro dias para Outubro, totalizando 160 notificações. 

Em Agosto, este número foi 131. Comparado ao boletim divulgado nesta quarta-feira (21), quando Setembro atingiu 131 notificações, foram registradas mais 29 suspeitas em cinco dias, até domingo (25).

Hoje, o Estado possui o total de 121 casos suspeitos, 85 descartados e 87 confirmados. Destes, 74 pacientes foram curados e 17 ainda estão ativos.

Campo Grande lidera o número de infecções, com 79 suspeitos, 44 descartados e 65 confirmados. Dourados (MS) tem o segundo maior número de casos confirmados, oito, seguido de Três Lagoas (MS), quatro. 

Ponta Porã (MS) tem 2 casos confirmados e Aquidauana, três. Outros cinco municípios possuem um caso confirmado cada.

Contágio - Com os casos e dados obtidos, a SES montou um gráfico informando que a maioria dos pacientes de Monkeypox confirmados são homens (85,7%), na faixa de 20 a 29 anos (34,1%), seguido da idade de 30 a 39 anos (28,6%). 

Além disso, 52,2% do contágio é por meio de contato sexual, seguido pela categoria "desconhecido" (32,6%), quando não há certeza se houve contato com alguém positivo e não é profissional de saúde.

Veja Também

Teste para Covid-19 está disponível em todas as UBSS

Fumacê passa por três bairros da Capital nesta segunda-feira

Confira a disponibilidade de médicos nas unidades de saúde nesta 2ª-feira

‘Janeiro Branco’ discute importância de estar em dia com saúde mental e emocional