Plantão Saúde

Governo de MS distribui vacina pfizer baby aos municípios

Para a primeira etapa de imunização, são entregues cinco mil doses aos 79 municípios do Estado

|
Isabela Duarte
(Foto: Luiz Alberto)

Na tarde desta sexta-feira, 11 de Novembro, começou a distribuição das 15 mil doses de vacinas contra a Covid-19, da Pfizer-BioNTech Baby, para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. A retirada é feita na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (CEVE).

Os representantes dos municípios formaram fila para receberem o imunizante, que começou a ser distribuído às 13h. Cerca de uma hora depois, 29 cidades já tinham carregado as caixas térmicas com sua parcela da remessa.

As doses serão aplicadas em crianças de seis meses a menos de três anos (até dois anos, 11 meses e 29 dias), que possuam comorbidades. Ainda não há previsão para a chegada de novas remessas da Pfizer Baby.

(Foto: Luiz Alberto)

Distribuição - O cálculo da distribuição por município foi realizado de acordo com a população do público-alvo da campanha em cada local. 

No total, as 15 mil doses representam 4,7% das crianças até três anos com comorbidade. Dessa forma, foi calculado quanto é 4,7% desse grupo em cada cidade sul-mato-grossense. 

A princípio, a CEVE está distribuindo cinco mil doses, pois cada criança receberá três doses. As 10 mil que sobram serão distribuídas de acordo com as segundas e terceiras doses. Os kits da vacina contém as ampolas, com cada uma possuindo 10 doses, agulhas e seringas.

Vacina segue rígido controle de temperatura (Foto: Luiz Alberto)

Pfizer Baby - A vacina é indicada para crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias, com as seguintes comorbidades: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Doenças cardiovasculares, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose Hepática. É necessária a comprovação da condição de saúde da criança na sala de vacinação.

O esquema de vacinação primário será composto por três doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de quatro semanas entre uma dose e outra dose e a terceira dose com um espaço de oito semanas, após a administração da segunda dose.

O início da aplicação das doses será definido pelas secretarias de saúde de cada município. Estima-se que a população total de crianças nesta faixa etária em Mato Grosso do Sul, com ou sem comorbidades, seja de 105.998, sendo 20.654 de seis meses a 11 meses; 41.308 de um ano; e 44.036 de dois anos.

Veja Também

Teste para Covid-19 está disponível em todas as UBSS

Fumacê passa por três bairros da Capital nesta segunda-feira

Confira a disponibilidade de médicos nas unidades de saúde nesta 2ª-feira

‘Janeiro Branco’ discute importância de estar em dia com saúde mental e emocional