Plantão Saúde

Casos confirmados de H3N2 sobem para 74 em Campo Grande

Até o momento, apenas uma morte relacionada à doença foi registrada na Capital

|
victoria oliveira
Tendas montadas nas UPAs da Capital para atender sintomas gripais - (Foto: Luiz Alberto)

Os casos confirmados de gripe causados pela cepa da H3N2 aumentaram para 74, conforme último boletim epidemiológico divulgado na tarde desta sexta-feira (31). Até a manhã do mesmo dia, os números apontavam para 42 confirmações.

Os quadros gripais do município são causados pelo subtipo H3N2 do vírus influenza A, informa a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, aponta que esse subtipo é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados.

Até o momento, apenas uma morte de um jovem, que deu entrada no CRS Nova Bahia no dia 20 de dezembro e faleceu no dia seguinte, está relacionada à Influenza na Capital. Em nível estadual, outras duas mortes ocasionadas pelo subtipo foram detectadas. Em 2019, os óbitos relacionados a doença chegaram a 29, enquanto em 2020 ficaram em 6.

Em Três Lagoas (MS), dois casos positivos para H3N2 foram confirmados pela Secretaria de Saúde do município. Os pacientes são uma idosa de 64 anos e um adolescente de 14 anos que foram internados com sintomas respiratórios no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Dados do boletim da Capital são de que 25 pessoas estão internadas em decorrência da cepa Darwin, sendo 19 em hospitais públicos e seis em unidades privadas de saúde.

Todos os casos positivos registrados no município são de pessoas que fizeram a coleta dos exames nos últimos 20 dias, ou seja, apresentaram os sintomas no mês de dezembro. Assim como a Covid-19, a Influenza é uma infecção transmitida por vias respiratórias, então os cuidados e prevenção são os mesmos para as duas doenças. 

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o uso de máscaras, higiene de mãos e etiqueta respiratória, aliada com a vacina que está disponível em todas as unidades de Saúde, são as melhores armas contra a infecção. 

Tendas - A prefeitura de Campo Grande começou nesta quinta-feira, 30 de Dezembro, a montar as tendas em áreas externas de UPAs da Capital como forma de enfrentar a demanda de pacientes com sintomas gripais.

Com a instalação das tendas, a prefeitura pretende evitar contaminação cruzada de pacientes que não possuam sintomas respiratórios.

Veja Também

Teste para Covid-19 está disponível em todas as UBSS

Fumacê passa por três bairros da Capital nesta segunda-feira

Confira a disponibilidade de médicos nas unidades de saúde nesta 2ª-feira

‘Janeiro Branco’ discute importância de estar em dia com saúde mental e emocional