Brasil fechará fronteiras para seis países da África
Medida valerá a partir de segunda-feira (29) e atinge África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue


O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou que o Brasil vai impedir a entrada de estrangeiros de seis países africanos devido à aparição de uma nova variante da Covid-19 no continente, a Ômicron. A restrição valerá a partir da próxima segunda-feira (29) e atingirá África do Sul, Botsuana, Essuatíni (antiga Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
"O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã [sábado] e deverá vigorar a partir de segunda-feira", anunciou Ciro em uma rede social.
A decisão foi tomada na noite desta sexta-feira (26) após uma reunião de Ciro com representantes dos ministérios da Saúde, da Infraestrutura e da Justiça e Segurança Pública. Mais cedo, a Anvisa emitiu uma nota técnica recomendando a suspensão dos voos desses seis países.
A Anvisa também pediu que os estrangeiros vindos dessas localidades sejam impedidos de desembarcar no Brasil, incluindo os que não são africanos mas estiveram nos países nos últimos 14 dias. As exceções devem ser estabelecidas pelo governo federal, com a portaria que será publicada neste sábado (27).
Veja Também
Teste para Covid-19 está disponível em todas as UBSS
Fumacê passa por três bairros da Capital nesta segunda-feira
Confira a disponibilidade de médicos nas unidades de saúde nesta 2ª-feira
‘Janeiro Branco’ discute importância de estar em dia com saúde mental e emocional
