Bebê de oito meses está entre mortes por dengue em MS
Vítima era residente de Nioaque e morreu 14 dias após primeiros sintomas
Uma bebê de oito meses, residente de Nioaque (MS), município a 189 quilômetros de Campo Grande, é uma das vítimas fatais da dengue em Mato Grosso do Sul. O caso foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quarta-feira, 19 de outubro, em novo Boletim Epidemiológico da Dengue. Desde o começo do ano, o estado confirmou 20 mortes ocasionadas pela doença.
Conforme o documento da SES, a bebê era uma menina e não possuía comorbidades. A vítima começou com os sintomas no dia 10 de setembro e veio a óbito 14 dias depois, no dia 24 do mesmo mês. Anterior a ela, o último óbito registrado era de uma idosa, de 76 anos, residente da Capital. A paciente morreu em 3 de agosto e era portadora de diabetes e hipertensão arterial.
Ao todo, o estado acumula mais de 20 mil casos prováveis da doença. A cidade com maior incidência é São Gabriel do Oeste , seguida por Chapadão do Sul , Angélica e Amambai. Em Campo Grande, são 7.866 prováveis casos de dengue.
A nível nacional, Mato Grosso do Sul ocupa a 11ª posição do ranking de estados com maior incidência de dengue no Brasil.
Cuidados - Os locais escolhidos para o armazenamento de água e vasilhas usadas como bebedouros para animais domésticos devem ser limpos com escova e sabão; os recipientes para armazenamento de água deverão ser fechados com as tampas originais ou com uma tela de trama pequena ou tecidos de tramas fechadas, de forma a evitar o acesso do mosquito; as caixas d’água devem passar por limpeza regular e estar bem fechadas.
Veja Também
Teste para Covid-19 está disponível em todas as UBSS
Fumacê passa por três bairros da Capital nesta segunda-feira
Confira a disponibilidade de médicos nas unidades de saúde nesta 2ª-feira
‘Janeiro Branco’ discute importância de estar em dia com saúde mental e emocional