Meteorologia

Terça-feira será de tempo instável, com chuva e calor de até 32ºC em MS

São esperadas temperaturas mínimas de 19ºC e máximas de até 32ºC ao redor do estado

|
Victória de Oliveira
Municípios de MS recebem chuva nesta terça-feira - (Foto: Luciano Muta)

A terça-feira, 18 de outubro, pode ser de tempo instável, com chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente para a região centro-sul de Mato Grosso do Sul.

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o avanço de cavados, aliado à disponibilidade de umidade e aquecimento diurno são fatores de impacto na instabilidade climática de hoje, Quanto às temperaturas, São esperadas temperaturas mínimas entre 19 e 20°C e máximas de até 31°C nas regiões sul e leste do estado. 

Nas regiões norte, pantaneira e bolsão mínimas entre 22 e 25°C e máximas de até 36°C. Em Campo Grande, mínima de 21°C e máxima de até 32°C.

 Em grande parte do estado, os ventos atuam do quadrante sudeste/leste, com rajadas de vento entre 40-60 Km/h e pontualmente podem atingir valores entre 70-80 Km/h.

Aviso de tempestade - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta segunda-feira, 17 de outubro, alerta de perigo de tempestade para 49 municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso segue até as 10h desta terça-feira e prevê rajadas de vento e risco de corte de energia elétrica.

De acordo com o alerta, há risco de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, bem como ventos intensos - de 60 a 100 quilômetros por hora - e queda de granizo. Além disso, há possibilidade de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Os municípios que entram sob aviso são Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia,Tacuru, Taquarussu e Vicentina.  

Veja Também

Previsão de tempo: véspera de Natal será instável na Capital

Meteorologia indica risco de temporal a partir de hoje em MS

Domingo tem previsão de chuva e tempestades locais no Estado

Como fica o tempo no fim de semana das eleições municipais