Chuva dá trégua em MS e apenas 10 cidades estão sob alerta neste sábado
Aviso é válido até as 10h deste domingo (8) e alerta sobre corte de energia e descarga elétrica
Após dias de temporais em todo Mato Grosso do Sul, a chuva deu trégua para diversas cidades do estado neste sábado, 07 de janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de chuvas intensas para apenas 10 municípios de MS. O aviso segue até as 10h deste domingo (8) e prevê rajadas de vento e risco de corte de energia elétrica.
De acordo com o alerta, há risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, bem como ventos intensos - de 40 a 60 quilômetros por hora - e queda de granizo. Além disso, há possibilidade de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O aviso é válido para Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora.
As instruções do Inmet são evitar abrigo debaixo de árvores, em caso de rajadas de vento, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, por meio do 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Relembre - A semana em Mato Grosso do Sul foi marcada por chuvas intensas em diversos municípios. Oito cidades sul-mato-grossenses registraram nos primeiros quatro dias do ano mais da metade do volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro. A maior quantidade verificada foi em Campo Grande, mas constam também na lista Coxim, Costa Rica, Corguinho, Ribas do Rio Pardo, Dois Irmãos do Buriti, Bela Vista e Itaquiraí.
Conforme dados do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos) de Mato Grosso do Sul), após registrar praticamente 160 milímetros de chuva em apenas 12h, Campo Grande somou entre 1º e 4 de janeiro 88% de toda a chuva prevista para o mês na cidade - a média histórica é de 231,9 mm.
A quantidade atípica de chuva acabou causando transtornos aos campo-grandenses, que tiveram que enfrentam alagamentos em alguns pontos, entre eles o Parque das Nações Indígenas, que foi vistoriado nesta quinta-feira (5) e vai passar por reparos.
Também na Capital, família teve casa destruída após chuvas intensas romperem barreira de contenção de lagoa no bairro Água Limpa Park o durante temporal. Os moradores da casa destruída pela chuva, Lurdes e o companheiro, demonstram o abalo de ver tudo o que construíram ao longo de dois anos ser perdido em horas de chuva. "Perdi tudo. Computadores, celulares, móveis. Até minha geladeira foi carregada pela chuva. Só agradeço a Deus por está viva foi um milagre", desabafou.
Veja Também
Previsão de tempo: véspera de Natal será instável na Capital
Meteorologia indica risco de temporal a partir de hoje em MS
Domingo tem previsão de chuva e tempestades locais no Estado