Interior

Em extinção, gato-maracajá criado ilegalmente é recolhido em Rio Brilhante

Animal foi encontrado em via público e entregue para ONG protetora até a chegada da PMA

|
Victória de Oliveira
Gato-maracajá será encaminhado ao CRAS de Campo Grande - (Foto: Divulgação/PMA)

Um gato-maracajá. espécie ameaçada de extinção, foi recolhido na noite deste sábado, 24 de setembro, em Rio Brilhante (MS), ao ser flagrado em via pública, próximo a escola do município. O animal ficou sob cuidados de organização não governamental (ONG) protetora dos animais até a chegada da Polícia Militar. 

Conforme a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Dourados, a coordenadora da ONG protetora de animais a qual afirmou que, pela manhã, uma senhora a procurou e entregou o felino, relatando que havia o encontrado na via pública próximo a uma escola e que acreditava ser gato doméstico. Depois de receber, a protetora verificou que se tratava de um filhote macho de gato-maracajá que apresenta sinais de domesticação, pois era muito dócil. Então, acionou a PMA. 

A equipe verificou que o animal realmente se tratava de um filhote macho de gato-maracajá. O animal não apresentava ferimentos e será encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande para a possível reintrodução na natureza.

(Vídeo: Divulgação/PMA)

Extinção - O animal também é chamado de gato-do-mato e encontrado, especialmente, na Amazônia e na Mata Atlântica. Corre risco de extinção por ser alvo de caçadores e vítimas de atropelamentos nas rodovias.

Veja Também

Homem morre após consumir mistura tóxica com bebida alcoólica

Mulher é presa em flagrante por manter mãe idosa em cárcere privado

Grave acidente na BR-060: três mortes e dois feridos em capotamento

Polícia prende suspeito de furto de portão em Sidrolândia