Dourados tem 72 dias sem chuvas e estado de alerta laranja com baixa umidade
Hidratação e alimentação saudável ajudam a driblar efeitos do calor e baixa umidade


Dados do Guia Clima da Embrapa apontam que Dourados atingiu neste domingo (22) a marca de 72 dias sem chuvas expressivas e entrou no estado de alerta laranja de baixa umidade relativa do ar, que está em 19%, o que torna comuns problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele.
Para driblar os efeitos do clima seco na saúde a hidratação adequada e alimentação saudável são fundamentais. Segundo a nutricionista Andressa Matos (CRN3 48106), em climas como os dos últimos dias é natural a sensação de cansaço e indisposição, por isso, é melhor optar por alimentos mais leves e de fácil digestão.
“Consumir diariamente frutas, verduras e legumes é fundamental. Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas, minerais, além de água”, disse.
Outra dica importante é distribuir o consumo de água durante a rotina do dia, ou seja, ingerir pouca quantidade durante todo o tempo.
“É muito importante ressaltar que nenhum líquido substitui a água, nem mesmo o tereré. Entretanto, sucos naturais, água de coco, água saborizada ou o próprio tereré podem ser utilizados para aumentar o consumo de líquidos”, afirma a nutricionista.
Andressa também conta que enquanto o consumo de alguns alimentos auxilia na diminuição dos efeitos na saúde, outros podem ser prejudiciais e devem ser evitados, principalmente em dias mais quentes e secos.
“O recomendado é evitar o consumo de alimentos gordurosos e industrializados que são ricos em sódio, conservantes, açúcares e adoçantes artificiais”.
Segundo a profissional café, chás e refrigerantes também ser ingeridos com cautela, uma vez que possuem ação diurética e contribuem para a perda de líquidos pelo corpo.
De acordo a previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) a semana continua quente e seca, sem possibilidade de chuvas e com a temperatura máxima chegando à 33 °C.
Com informações: Dourados News
Veja Também
Voa Brasil completa um ano com 45 mil reservas para aposentados
Família sai ilesa após capotamento de veículo em rodovia
TJMS agiliza medidas protetivas no plantão judiciário
Polícia colhe material genético de estupradores, homicidas e feminicidas
