Voluntária pede doações para presentear crianças com caixas de bombons
Idealizadora da ação, Luana Barreto recebe doações via Pix até fim do ano para comprar os chocolates
Desde 2016, uma iniciativa solidária em Campo Grande tem levado alegria e esperança a crianças carentes durante o Natal. O projeto, que começou de forma modesta, já arrecadou e distribuiu milhares de caixas de bombom para crianças de bairros periféricos e comunidades indígenas da cidade.
A idealizadora da ação, a coordenadora escolar Luana Barreto, conta que a ideia surgiu de forma inesperada, em uma noite de novembro daquele ano. “Eu tive a ideia de montar caixas de bombom para doar para as crianças no Natal. Surgiu do nada, à noite, enquanto eu tentava dormir”, relembra. Mesmo com o tempo apertado, a arrecadação daquele primeiro ano foi um sucesso: 168 caixas foram distribuídas com a ajuda de sua mãe, irmã e um casal de amigos.
No ano seguinte, a quantidade de caixas arrecadadas mais que dobrou, passando para 300, e, com isso, o grupo de voluntários também cresceu. Desde então, o número de caixas e de pessoas envolvidas na ação só aumentou, chegando a mais de 2 mil caixas nos últimos dois anos. A expansão da iniciativa fez com que fosse necessário dedicar dois dias inteiros para a distribuição dos chocolates.
Além de atender diversas regiões periféricas de Campo Grande, o projeto também alcança aldeias urbanas, comunidades com grande concentração de indígenas. "Procuramos levar as doações para os quatro cantos da cidade e para as ONGs que já conhecemos. Definimos a data da entrega, e eu entro em contato com os responsáveis para organizar a distribuição", explica a organizadora.
Com o aumento no preço das caixas de bombom, a arrecadação, que geralmente começava em outubro, foi antecipada para setembro este ano. Até o momento, já foram arrecadadas 142 caixas, mas o objetivo é chegar novamente à marca de 2 mil até dezembro.
Atualmente, o grupo conta com 15 voluntários que auxiliam tanto na arrecadação quanto na logística de distribuição. Além da doação direta de caixas das marcas Nestlé, Lacta ou Garoto, os colaboradores também podem contribuir via Pix. “Com o dinheiro arrecadado, esperamos promoções e compramos as caixas”, explica a responsável.
Luana destaca que, antes dessa iniciativa, ela nunca havia participado de ações voluntárias, mas tinha como inspiração sua mãe, que foi professora e sempre esteve envolvida em projetos sociais. Após o sucesso da primeira distribuição de chocolates, ela passou a atuar de forma mais ativa em ações de solidariedade, participando de um grupo voluntário local por sete anos.
A cada ano, a iniciativa vem ganhando mais força e envolvendo mais pessoas. Em 2016, no primeiro ano foram doadas 168 caixas, já no ano passado, a quantidade aumentou, com uma arrecadação total de 2,152 caixas.
Quem quiser participar dessa corrente do bem pode doar diretamente as caixas de bombom ou contribuir com doações financeiras por Pix, ajudando a garantir que mais crianças tenham um Natal cheio de esperança. As chaves estão na imagem abaixo:
Veja Também
Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito
Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população
Faculdade Senac oferece desconto para aprovados no vestibular 2025
Tribunal de Justiça de MS cumpre mais de 238 mil mandados na Capital