'Vestidos' de vermelho, ônibus chamam atenção para acidentes de trânsito
Ação promove boas práticas no trânsito, abrangendo pedestres, condutores e usuários do transporte coletivo
Vermelho é a nova de cor de alguns ônibus do transporte coletivo de Campo Grande (MS) escolhidos para divulgarem a campanha "Um dia tranquilo de trabalho começa no trânsito". Os coletivos circulam pela cidade com mensagens de conscientização sobre os acidentes de trânsito, ressaltando que tais incidentes também podem ser considerados acidentes de trabalho para fins previdenciários.
A campanha visa promover a segurança e boas práticas no trânsito, abrangendo pedestres, motoristas, motociclistas e usuários do transporte coletivo. Para chamar a atenção da sociedade, ônibus do transporte coletivo foram adesivados com dados sobre acidentes de trânsito em Campo Grande. Esses veículos, chamados de "infomóveis", destacam que 82% das mortes no trânsito envolvem motociclistas e 18% envolvem motoristas de carros, sem registro de mortes entre passageiros de ônibus do transporte público.
Além dos adesivos nos ônibus, a campanha utilizará redes sociais e abrigos de ônibus Pegfácil para instigar a reflexão da população. Com o tema "Já pensou nisso?", as peças informativas alertam sobre comportamentos perigosos, como atravessar fora da faixa de pedestres e usar o celular na rua, aumentando em 80% as chances de acidentes.
O diretor de operações do Consórcio Guaicurus, Paulo Vitor Oliveira, explicou que a ideia da campanha. "Maio é considerado Maio Amarelo, um mês de prevenção a acidentes de trânsito, e como a maioria dos nossos colaboradores são motoristas, todo acidente de trânsito para nós é um acidente de trabalho em potencial. Essa reflexão nos levou a levantar os números e mostrar como os acidentes de trânsito impactam a cadeia produtiva da sociedade”.
O juiz do trabalho do TRT24, André Luis Nacer de Souza, representando o Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho do TRT/MS, enfatizou a importância da prevenção. "Em 2022, a cada cinco acidentes de trabalho, um ocorreu no trajeto entre a residência e o trabalho. Por isso, adotamos essa campanha para conscientizar empregados e empregadores sobre a importância da prevenção."
O diretor de operações do Consórcio Guaicurus, Paulo Vitor Oliveira, explicou que a ideia da campanha. "Maio é considerado Maio Amarelo, um mês de prevenção a acidentes de trânsito, e como a maioria dos nossos colaboradores são motoristas, todo acidente de trânsito para nós é um acidente de trabalho em potencial. Essa reflexão nos levou a levantar os números e mostrar como os acidentes de trânsito impactam a cadeia produtiva da sociedade”.
O juiz do trabalho do TRT24, André Luis Nacer de Souza, representando o Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho do TRT/MS, enfatizou a importância da prevenção. “Em 2022, a cada cinco acidentes de trabalho, um ocorreu no trajeto entre a residência e o trabalho. Por isso, adotamos essa campanha para conscientizar empregados e empregadores sobre a importância da prevenção.”
Kátia Regina de Souza, que trabalha há 12 anos como motorista no Consórcio Guaicurus, reforçou a importância da capacitação e do respeito ao trânsito. "O transporte coletivo é o mais seguro hoje no Estado, porque somos capacitados e respeitamos a velocidade. A correria não leva a nada; precisamos ter calma e paciência para desenvolver um bom trabalho."
Acidentes de trajeto - Cerca de um a cada cinco acidentes de trabalho registrados em Mato Grosso do Sul ocorre no trajeto casa-trabalho-casa. De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho de 2022 (edição mais recente divulgada pelo Ministério da Previdência Social), foram registrados 10.046 acidentes de trabalho no Estado, dos quais 1.979 ocorreram no deslocamento do trabalhador, o que representa 19,69% dos casos. Do total de acidentes de trajeto, 56% ocorreram com homens.
Os dados preocupam e chamam a atenção para o número de mortes no trânsito, afastamentos por lesões e aposentadorias por invalidez, que afetam diretamente a economia e o funcionamento das empresas. Nos últimos três anos levantados pela pesquisa (2020 a 2022), 10% dos acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul foram causados por veículos como carros, caminhões e motocicletas. Em relação aos óbitos, o índice aumenta consideravelmente: 41% das mortes por acidentes de trabalho tiveram veículos como agentes causadores. As motos foram responsáveis por 7% dos acidentes de trabalho e os veículos por 5% nesse período.
De acordo com a legislação (Artigo 21 da Lei Federal nº 8.213/91), equipara-se ao acidente de trabalho o acidente sofrido pelo segurado no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, ainda que fora do local e horário de trabalho. Isso porque, para fins previdenciários, o trabalhador formal tem direito a benefícios e estabilidade acidentária nesses casos. Portanto, é dever do empregador emitir a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) à Previdência Social, para que seu empregado, em caso de afastamento, possa usufruir do benefício previdenciário correspondente.
(Com informações da assessoria de imprensa do TRT-MS)
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116