Diário Digital
 
Geral

Vestibular da UFGD oferece dois cursos específicos para população indígena

Com 140 vagas, inscrições são gratuitas e abriram nesta quinta-feira (01)

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação UFGD)

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abriu hoje (01) as inscrições do processo seletivo para os cursos de graduação em Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu e em Pedagogia Intercultural Indígena (PSIN2025). Este vestibular é específico para indígenas das etnias Guarani ou Kaiowá.

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas até 23 de Agosto, pela internet. As provas presenciais estão marcadas para o dia 15 de Setembro, nas cidades de Dourados e Amambai. O processo de seleção será composto por uma redação em guarani e uma em língua portuguesa, prova objetiva com 25 questões e prova oral em guarani. Os temas das questões objetivas serão ciências humanas, legislação indigenista, território e educação, matemática e ciências da natureza.

Os candidatos que precisarem de atendimento diferenciado como fiscal ledor/transcritor, prova ampliada, mesa acessível, sala térrea, tempo adicional, espaço para amamentação, intérprete de Libras ou permissão para uso de aparelho médico, têm até o dia 23 de Agosto para fazer a solicitação, pela Área do Candidato.

É muito importante que os candidatos leiam todo o edital para não perder nenhum detalhe. Acesse o documento CLICANDO AQUI.

SOBRE OS CURSOS

A Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD) oferece o curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu, voltado para a formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá, conferindo grau em Licenciatura Plena em Educação Intercultural, com habilitações em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. É uma graduação oferecida pela metodologia da alternância (atividades de ensino na universidade e também nas aldeias e escolas indígenas). Além disso, é oferecido o curso em Pedagogia Intercultural Indígena, também pela metodologia da alternância, conferindo o grau de Licenciado ao egresso.

Cada um dos cursos oferece 70 vagas e o tempo mínimo para conclusão de cada um é de 4 anos e meio.

Confira o edital e todos os detalhes sobre este processo seletivo na página: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-indigena-teko-arandu/psin-2025.

MAIS INFORMAÇÕES

Em caso de dúvidas sobre as inscrições no vestibular, entre em contato com o Centro de Seleção pelo WhatsApp (67) 99332-4046, pelo e-mail vestibular@ufgd.edu.br ou pelo telefone (67) 3410-2840.

Caso as dúvidas sejam sobre as matrículas, entre em contato pelo e-mail cgac.digs@ufgd.edu.br ou pelos telefones (67) 3410-2820 / 2825 / 2826.

Veja Também

Prefeitura da Capital decreta ponto facultativo no dia 17 de abril

Após cirurgia, Bolsonaro tem quadro clínico estável, diz boletim

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda

Bioparque Pantanal terá horário especial para visitas nesta semana

AddThis Website Tools