Vereadora sugere Tombamento do Complexo do Parque dos Poderes
Iniciativa visa proteger e preservar um patrimônio de grande importância para a cidade de Campo Grande
A vereadora Luiza Ribeiro (PT) protocolizou na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) um requerimento que solicita a abertura de um processo administrativo de tombamento dos bens de valor ambiental, histórico e cultural que compõem o complexo do Parque dos Poderes. A iniciativa visa proteger e preservar um patrimônio de grande importância para a cidade de Campo Grande.
A entrega do requerimento contou com a presença do vereador Prof. André Luis e um grupo de ativistas representando as 88 pessoas que assinaram o documento em apoio à iniciativa, entre eles ambientalistas, artistas, juristas, professores universitários e pesquisadores. Este passo é parte de uma série de esforços liderados pela vereadora Luiza Ribeiro em prol do tombamento não apenas do Parque dos Poderes, mas também do Parque Estadual do Prosa e do Parque das Nações Indígenas.
A reivindicação pelo tombamento desses locais de relevância ambiental e cultural ganhou força através do Projeto de Lei n. 10.970/2023, de autoria da Vereadora Luiza Ribeiro e subscrito por outros 8 vereadores. No entanto, o projeto foi barrado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelos vereadores Otávio Trad (PSD), Willian Maksoud (PTB), Clodoilson Pires (PODEMOS), Papy (SOLIDARIEDADE) e Paulo Lands (PATRIOTA), que aprovaram por unanimidade o parecer do Relator Papy, alegando inconstitucionalidade do projeto.
Durante a entrega do requerimento, a secretária da Sectur, Mara Bethânia Gurgel, destacou a importância da preservação do patrimônio e assegurou que a solicitação será analisada cuidadosamente pelo corpo jurídico da secretaria.
A Vereadora Luiza Ribeiro expressou sua esperança de que a solicitação de tombamento seja recebida com a devida atenção e que a preservação desses locais emblemáticos seja garantida para as futuras gerações. “Esses parques são importantes espaços não apenas como parte da história da cidade, mas também como elementos essenciais para a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade local”, disse.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116