Geral

Vereadora quer reproduzir experiência da tarifa zero de ônibus na Capital

Na cidade de Maricá, no RJ, coletivos circulam sem catraca e contagem dos passageiros é feita com uso de tecnologia

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A  vereadora Luiza Ribeiro (PT) visitou a Empresa Pública de Transportes (EPT) de Maricá-RJ para conhecer de perto o sistema Tarifa Zero. Para a parlamentar, Campo Grande tem potencial para repetir a experiência.

Como 2ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande e idealizadora da Comissão Parlamentar de Defesa da Tarifa Zero, Luiza busca alternativas para implementar o transporte público gratuito na capital sul-mato-grossense.

Recepcionada pelo presidente da EPT, Celso Haddad, a vereadora participou de uma reunião técnica na sede da autarquia, onde foram apresentados detalhes sobre o modelo de gestão, desafios e os impactos positivos do sistema gratuito de transporte, que funciona desde 2014.

Na cidade, parte dos ônibus  opera sem catraca, com um sistema instalado nas portas para fazer a quantificação de todos os passageiros. O plano é tirar a catraca de todos os 135 ônibus da frota da EPT até o fim do primeiro semestre de 2025.

(Foto: Anselmo Mourão/Pref. de Maricá)

Segundo o site oficial de Maricá, a cidade foi  a primeira do País, com mais de 100 mil habitantes, a oferecer transporte público Tarifa Zero com ônibus sem catracas. O Tarifa Zero de Maricá é referência em mobilidade urbana e foi implantado pela prefeitura da cidade em 2014, mas chegou para todos os bairros no ano de 2021, com a ampliação da frota que hoje conta com 135 ônibus e 42 linhas

Luiza também visitou a Rodoviária do Povo, no Centro de Maricá, e teve a oportunidade de acompanhar o funcionamento das operações e conversar com usuários do sistema.

“O que Maricá fez é um exemplo que precisa ser difundido. Aqui, vemos como o transporte público gratuito pode transformar a vida das pessoas e promover a justiça social. É um modelo que me inspira e que espero levar para Campo Grande”, afirmou a vereadora.

O presidente da EPT, Celso Haddad, reforçou o compromisso de compartilhar a experiência de Maricá com outras cidades. “O transporte público gratuito é mais do que uma política eficiente, é uma ferramenta poderosa de transformação social e econômica. Estamos sempre dispostos a colaborar para que mais municípios adotem iniciativas como essa”, disse Haddad.

(Com informações da assessoria de imprensa parlamentar e prefeitura de Maricá)

Veja Também

Fundação de Cultura vai selecionar eventos na área de moda e design

Desligamento programado da Energisa: o que você precisa saber

Marçal anuncia construção de 100 novas unidades habitacionais pelo FAR

Na estreia da Copa Verde, Operário enfrenta Luverdense hoje em Campo Grande