Vereador propõe Projeto de Lei que Institui o “Dia da Mulher Advogada”
Iniciativa visa celebrar a trajetória e as conquistas das mulheres na advocacia


Em uma iniciativa que busca reconhecer e celebrar a importante contribuição das mulheres na advocacia, o vereador Claudinho Serra (PSDB) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal de Campo Grande que institui o “Dia da Mulher Advogada” no dia 15 de dezembro.
De acordo com o projeto, o “Dia da Mulher Advogada” contemplará atividades como palestras, seminários, exposições e eventos de visibilidade no município de Campo Grande.
Mato Grosso do Sul tem 18.015 advogados registrados na OAB/MS. As advogadas totalizam 8.832 deste número, sendo 65,70% dos advogados com até 25 anos e 53,89% dos advogados entre 26 e 40 anos.
“A advocacia é cada vez mais uma profissão com maioria feminina e com maioria no público mais jovem, o que leva a necessidade de valorização da profissão e do trabalho destas mulheres”, destaca o vereador.
O Dia da Mulher Advogada é uma data comemorativa instituída em 2016 pelo Conselho Federal da OAB, trata-se de uma homenagem à Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher brasileira a obter o registro de advogada no país, em 1906.
Pioneira na história da advocacia brasileira, Myrthes Gomes de Campos, lutou pelos direitos femininos, sendo a primeira mulher a exercer o ofício de advogada no Brasil ao ingressar no Instituto dos Advogados do Brasil, condição necessária para o desempenho da profissão.
A discussão em torno da equidade de gênero tem ganhado destaque, especialmente no que diz respeito à inclusão e igualdade de oportunidades para as mulheres. O projeto de lei destaca o papel histórico da mulher na advocacia, desde as primeiras conquistas até os avanços recentes.
A proposta, aprovada pela Câmara Municipal de Campo Grande, destaca ainda as recentes mudanças promovidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para garantir a participação paritária de gênero nos cargos eletivos de direção e gestão das seccionais.
“O “Dia da Mulher Advogada” se torna, assim, mais do que uma data comemorativa; é um reconhecimento oficial do papel das mulheres na advocacia, reforçando a importância da igualdade de gênero no cenário jurídico local”, ressalta Claudinho Serra.
Veja Também
MS registra mais de 8,9 mil adesões ao novo consignado do FGTS
Mais de 1.700 carteiras de identidade com símbolo do TEA
Hemosul da Capital faz apelo à população por doações de sangue
MP participa de iniciativas de proteção às mulheres e inovação tecnológica
