Geral

Vereador propõe Programa de Horta Escolar em escolas de Campo Grande

O programa tem como principal propósito integrar educação e meio ambiente

|
Gabriel Telê Santana
(Foto: Divulgação/ Câmara Municipal)

O vereador Claudinho Serra (PSDB) apresentou proposta para estimular o ensino nas escolas da Capital. O Projeto de Lei, intitulado “Programa de Horta Escolar”, busca criar canteiros de hortaliças e legumes em escolas municipais que ofereçam contraturno escolar.

O programa tem como principal propósito integrar educação e meio ambiente. A ideia é transformar os estabelecimentos municipais de ensino em espaços dinâmicos, onde estudantes possam participar ativamente do cultivo de hortaliças e legumes.

Segundo a proposta, o programa consistirá em atividades pedagógicas teóricas e práticas, supervisionadas por profissionais com expertise na área agrícola. Estas atividades contarão com a colaboração de voluntários da comunidade escolar, proporcionando aos alunos uma experiência completa desde o plantio até o preparo de pratos diversos.

“O projeto propõe o estímulo à alimentação saudável entre os alunos e suas famílias e valoriza a produção local de nosso município, para que os estudantes entendam do processo de produção e fortaleçam a agricultura familiar”, explica Claudinho.

A proposta contará com o apoio da Administração Municipal, que se compromete a fornecer orientação técnica, equipamentos, adubos e sementes para o desenvolvimento das hortas. Além disso, prevê a possibilidade de firmar convênios com organismos estaduais ou federais e instituições de ensino superior.

Para viabilizar a implementação, o Poder Executivo compromete-se a realizar as alterações necessárias na legislação orçamentária do município. Caso aprovada, a lei entrará em vigor na data de sua publicação.

“A horta escolar é um espaço educador que estimula a percepção e a valorização do meio ambiente, além de despertar o interesse dos estudantes pelo cultivo e consumo de alimentos naturais”, ressalta o vereador.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande