Vândalos incendeiam caçambas em Três Lagoas
Ação criminosa compromete andamento do Mutirão da Limpeza nos bairros
Atos de vandalismo contra o patrimônio e serviço público são frequentes em Três Lagoas, inclusive, em materiais e serviços que estão para auxiliar a população. Nesta semana, o Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), identificou uma caçamba incendiada no bairro Jardim Atenas.
A caçamba encontrava-se na Rua José Amin, altura do número 2.179, e estava no local pelo programa Mutirão da Limpeza, exatamente para que os moradores do bairro possam descartar objetos e lixo que venham ser criadouros de mosquitos transmissores da dengue, leishmaniose e abrigo de escorpiões.
De acordo com o coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, o crime foi identificado nesta manhã (01), enquanto o material despejado ainda estava queimando. De acordo com a SMS, essa é a segunda vez que uma caçamba da ação é depredada.
Além de cometer crime ambiental e contra o patrimônio público, o infrator ainda está colocando em risco a saúde dos moradores do local, vida animal e de todo o meio ambiente.
“Só podemos pensar que é mais um ato de vandalismo. Pedimos que o cidadão que presenciar um ato criminoso como este possa denunciar aos órgãos competentes e, se possível, fotografar e filmar para que também possa ser multado”, ressaltou Ferreira.
Denuncie - A população precisa ser parceira da Prefeitura. Caso alguém visualize alguém ateando fogo em caçambas ou cometendo qualquer ato de vandalismo ou furto, deve imediatamente ligar para o 190 da Polícia Militar e comunicar o crime.
No caso de crime ambiental, é necessário ligar para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) e fazer a denúncia. Nestes casos, o denunciante precisa repassar informações sobre o autor, como nome, endereço ou onde pode ser encontrado, caso o conheça. O registro de fotos e vídeos no ato do flagrante é de extrema importância para que ele possa ser autuado e multado pelo crime praticado. O telefone é (67) 3929-1248/ (67) 99277-8539.
Mutirão de limpeza - Alcides reforça para que a população tenha consciência com o trabalho e a missão do Mutirão da Limpeza, que é colaborar com a limpeza e retirada de lixo das residências, lixos esses que possam se tornar locais de proliferação do mosquito Aedes Aegypt (transmissor da dengue, Chikungunya, zika vírus) e do flebótomo (transmissor da leishmaniose).
As caçambas danificadas pelo fogo terão que ser recolhidas para manutenção, o que significa um ponto de descarte a menos.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116