Diário Digital
 
Geral

Vacina pentavalente começa a ser distribuída hoje aos Estados

|
Redação
AddThis Website Tools

Segundo o ministério, o Brasil compra a vacina por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), pois não existe laboratório produtor no país. Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e em análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mercado mundial.

O Ministério da Saúde começa a distribuir nesta quinta-feira (9) 1,7 milhão de doses da vacina pentavalente aos estados, que vão encaminhá-las em seguida aos municípios. De junho a dezembro do ano passado, a oferta foi irregular por causa de problemas com os fornecedores. A vacina garante proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta).

Em Campo Grande, a vacina pentavalente, destinada a bebês a partir de 2 meses de idade, continua em falta em todos os postos de saúde, desde agosto do ano passado. 

Aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, a vacina imuniza os bebês contra tais enfermidades. É ainda necessário aplicar o reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A chegada aos postos da Capital vai depender da agilidade do Estado para disponibilizar as doses aos municípios de MS. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estima que a vacina não deve demorar, já que a distribuição do Ministério da Saude começou hoje. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou a chegada de 15 mil doses para o Estado na próxima semana. 

Com informações da Agência Brasil

Veja Também

TJMS lança nova página da Infância com assistente virtual Tejotinha

Aprovado projeto que garante transparência na distribuição de remédios

Seminário sobre Violência contra Mulheres será realizado em 31 de Julho

Três Lagoas oferece transporte gratuito para consultas e exames pelo SUS

AddThis Website Tools