Diário Digital
 
Geral

Usina Fotovolcaica da Gameleira é inaugurada nesta quinta-feira

Nova usina em conjunto com as placas já instaladas no TJMS atende 100% da demanda energética do Poder Judiciário do Estado

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Reprodução TJMS)

Nesta quinta-feira, 26 de Setembro, às 10 horas, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) inaugurou a Usina Fotovoltaica da Gameleira. A cerimônia contará com a presença do presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, e do governador Eduardo Riedel.

A nova usina, equipada com 6.000 placas solares, foi projetada para gerar 400 mil quilowatts por mês. Somada à produção de 90.000 kW das 1.447 placas solares instaladas no prédio do TJMS no Parque dos Poderes, essa capacidade atende 100% da demanda energética do Poder Judiciário do Estado. O projeto integra um plano maior, que inclui a instalação de 50 usinas solares em 49 comarcas, com uma produção média esperada de 441.000 kW mensais, totalizando 931.000 kW de capacidade instalada. Isso é suficiente para atender o consumo de energia de uma cidade de aproximadamente 5.000 habitantes em Mato Grosso do Sul.

Construída em um terreno de 72.784 metros quadrados, a Usina da Gameleira teve um custo total de R$ 10,8 milhões. Quando somado aos investimentos nas demais usinas, o montante investido pelo TJMS ultrapassa R$ 30 milhões. No entanto, estima-se que esse valor seja recuperado em cerca de sete anos, representando uma economia significativa para os cofres públicos.

Veja Também

'Formigão do Vidro' dá destino correto a toneladas de resíduos em MS

Dourados terá ponto facultativo, mas serviços essenciais funcionam

Páscoa Fantástica no Pátio Central Shopping

Asilo São João Bosco sorteia carro zero para ampliar arrecadação

AddThis Website Tools