Geral

Universidade oferece tratamento ortodôntico de graça na Capital

Crianças e adolescentes poderão ser contemplados com 'alinhadores invisíveis'

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Policlínica da Uniderp inicia, neste mês de Agosto, um projeto que visa oferecer à população de Campo Grande tratamento ortodôntico gratuito com alinhadores invisíveis para corrigir a más oclusões dentárias em crianças de 7 a 10 anos e adolescentes de 10 a 15 anos. As más oclusões nada mais são que alterações na posição dos dentes, que podem envolver as arcadas dentárias superior e inferior.

A coordenadora do mestrado e doutorado em Odontologia da Uniderp, professora Thais Poleti, destaca que o projeto é voltado para crianças e adolescentes, com o intuito de proporcionar bem-estar e tratamento ortodôntico de qualidade na região e está no período de seleção de pacientes. “Neste momento, temos vagas abertas para crianças de 7-10 anos, para o tratamento da mordida aberta anterior e da mordida cruzada posterior, e vagas para adolescentes de 10 a 15 anos para o tratamento do retrognatismo mandibular (queixo para trás). Além das vagas específicas para tratamento com alinhadores, temos vagas para tratamento convencional também.”

Responsável pelo projeto, a professora Paula Oltramari destaca a diferença do alinhador invisível para os tradicionais. “Os alinhadores ortodônticos, por se tratar de aparelhos removíveis, oferecem liberdade alimentar e permitem maior facilidade de higienização bucal durante o tratamento; representam uma alternativa de tratamento estético em função da sua transparência; e oferecem maior conforto aos pacientes, com incidência baixíssima de lesões bucais”, esclarece.

A ação acontece em parceria com duas das maiores fabricantes de alinhadores ortodônticos do mundo, a Align Technology (Invisalign) e a Clear Correct, por meio de projetos desenvolvidos na Uniderp. Ainda conta com o apoio da Secretaria de Educação do Município de Campo Grande, onde serão liberadas triagens nas escolas da rede municipal de ensino, com prioridade para unidades próximas à Policlínica Odontológica da Uniderp, visando facilitar o deslocamento dos pacientes para um melhor atendimento.

Por se tratar de uma técnica relativamente recente, ainda são necessárias muitas pesquisas clínicas para melhor compreensão de especialistas nessa modalidade de tratamento, sobretudo em crianças. Para a profa. Thais, o intuito é beneficiar os pequenos, como também os estudos em Odontologia. “Atualmente, existem poucos estudos clínicos do uso dos ‘alinhadores ortodônticos’ em crianças e adolescentes. Desta forma, a parceria Universidade-Indústria permite aprimorar os produtos e oferecer tratamento aos pacientes e resultados ainda melhores”, aponta.

Tratamento com alinhadores “invisíveis” - Os alinhadores ortodônticos são confeccionados de forma personalizada para cada paciente. O escaneamento das arcadas dentárias (dentes e gengiva) ocorre por meio de um scanner intrabucal que permite a obtenção de uma imagem muito precisa da condição bucal do paciente. A imagem digitalizada é enviada a um laboratório, que desenvolve um modelo computadorizado do aparelho ortodôntico. 

“No mercado, há alinhadores de diferentes composições; porém, os mais comuns são os fabricados a partir de lâminas de poliuretano termoformado sobre um modelo criado a partir de uma imagem digital dos dentes do paciente e prototipado em uma impressora 3D, o qual realiza uma pressão constante sobre os dentes, visando deslocá-los para uma posição ideal”, explica a profa. Paula.

Os alinhadores são projetados para fazer pequenos movimentos, colocando uma leve pressão sobre os dentes. Para que os dentes se movam de acordo com o esperado, é necessário utilizar os alinhadores por cerca de 20 a 22 horas diárias.

Diferente dos aparelhos ortodônticos tradicionais, os alinhadores “invisíveis” são removíveis e oferecem maior liberdade ao paciente no momento de se alimentar, além de permitirem maior facilidade de higienização bucal durante o tratamento. Ademais, representam uma alternativa de tratamento estético por sua transparência e maior conforto aos pacientes com incidência mínima de lesões bucais.

Os pacientes são orientados a remover os alinhadores durante a ingestão de quaisquer alimentos ou líquidos (exceto água) com o intuito de manter a transparência do aparelho. Além disso, o paciente pode escovar os alinhadores diariamente com a mesma escova e pasta de dente que utilizam para higiene bucal diária, com o intuito de manterem sempre o aparelho limpo.

Serviço:

Seleção de pacientes para tratamento ortodôntico

Data da seleção de pacientes: 07 e 09 de agosto de 2023, às 14h

Local: Av. Ricardo Brandão, 900

Informações: (67) 99961-9153 / (67) 99108-7474

Público: Crianças e Adolescentes de 7 a 15 anos (vagas limitadas)

Veja Também

Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito

Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população

Faculdade Senac oferece desconto para aprovados no vestibular 2025

Tribunal de Justiça de MS cumpre mais de 238 mil mandados na Capital