Geral

Unidade de Triagem de Resíduos da Capital recebe mutirão artístico

Iniciativa leva 30 artistas visuais para renovar muros das cooperativas e associações que compõem a UTR

|
Redação
(Foto: Pam Nogueira/Divulgação)

No próximo dia 30 de julho, a Unidade de Triagem de Resíduos de Campo Grande, composta por quatro instituições, sendo 3 cooperativas e 1 associação, recebe o Pimp Nossa Cooperativa. Promovida pelo Pimp My Carroça - movimento que busca desde 2012 dar visibilidade a catadores e catadoras de materiais recicláveis -- e patrocinada pelo Grupo HEINEKEN, a ação tem como objetivo promover o acesso à arte e a integração entre as/os profissionais de reciclagem, além de realizar melhorias nas sedes das instituições.

Na ocasião, 32 artistas de Campo Grande irão colorir os muros das quatro instituições constituindo uma verdadeira exposição a céu aberto. A ação prevê ainda melhorias nas sedes, como a pintura de sinalização de segurança do trabalho, além da distribuição de kits com camisetas, luvas, máscaras e óculos de proteção individual.

O dia contará ainda com oficinas de rima e passinho, atividades lúdicas para as crianças, com o apoio do SESC, além de atendimento odontológico e de bem-estar, discotecagem com DJ TGB e pocket show da Banda KZulo (confira programação completa).

Relevância social e urbana - A cidade de Campo Grande conta com uma única Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis (UTR) que atende a coleta seletiva da cidade. O espaço abriga quatro instituições que trabalham com a triagem de materiais recicláveis: a Associação ATMARAS e as Cooperativas Novo Horizonte, CATA MS e COOPERMARAS.

A história dos profissionais da reciclagem da UTR se inicia no lixão de Campo Grande/MS. Nele atuavam 250 catadores que, apesar das condições insalubres de trabalho, retiravam dali o sustento próprio e de suas famílias. Daniel Obelar, um dos catadores do antigo lixão e, hoje, presidente da Cooperativa Coopermaras, explica que com o fechamento do lixão pela Prefeitura em 2016, o caminho foi a formalização e organização econômica e social do trabalho em cooperativas e/ou associações de resíduos de materiais recicláveis.

"Muitos catadores não tinham uma perspectiva de vida e trabalho além do lixão. Quando ele foi fechado, se tornar uma UTR foi como encontrar um refúgio. Hoje em dia, as cooperativas abrigam idosos, pessoas com deficiência, além de pessoas em vulnerabilidade social. Então, aqui, a gente consegue fazer um trabalho de recuperação não só dos materiais recicláveis, mas das próprias pessoas - gerando emprego, renda e solidariedade", relata Obelar.

Gilda Macedo, catadora e ex-presidente da Associação Atmaras, conta que atualmente os desafios são outros: a oscilação no preço dos materiais e a falta de conscientização da população sobre a importância da coleta seletiva na cidade.

"A UTR tem pouca visibilidade. É como se o nosso trabalho não existisse. Isso impacta diretamente na quantidade e qualidade de material que recebemos. Só para se ter uma ideia, temos recebido cerca de 50% de rejeito, entre os materiais recicláveis", explica.

Nesse sentido, o Pimp Nossa Cooperativa atua para dar visibilidade ao importante trabalho realizado pelas cooperativas. "Promover melhorias estruturais e revitalizar os muros das cooperativas por meio do trabalho de artistas do graffiti faz com o ambiente de trabalho se torne melhor: melhora a produção, o relacionamento entre as pessoas e o mais importante, a comunidade do entorno fica curiosa para saber o que acontece ali, e muitas vezes começa a aderir a coleta seletiva", explica Eliane Santos, coordenadora do Pimp My Carroça.

Auxílios e programação - Durante a ação, serão distribuídos kits de segurança do trabalho (EPIs) para os cooperados, artistas e equipe.

Em parceria com o Sesc e o Senac, serão oferecidas atividades lúdicas, culturais, além de atendimentos odontológicos e de bem-estar aos cooperados. Confira a programação completa:

Programação completa:

8h às 17h: 17h30 Dj TGB

9h às 12h: Atendimento de massoterapia - Senac

9h30 às 11h30: Atendimentos odontológicos com o projeto Reciclando Sorrisos

9h30 às 11h30: Oficina de Rima

10h: Espetáculo Sustentabilidade Total (teatro infantil) - Sesc

11h: Apresentação Musical - Sesc Lageado

13h às 16h: Atendimentos odontológicos com o projeto Reciclando Sorrisos

13h: Batuque e Canta

14h: Oficina de Brinquedos com Sucata (infantil) - Sesc

14h às 15h30: Oficina de Passinho

15h30 às 16h20: Grupo CPS

16h30 às 17h30: Banda KZulo


 

Veja Também

Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF

Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos

Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio

Consórcio Guaicurus diz que incêndio em ônibus foi causado por pane elétrica