Última lua cheia do ano tem pico de iluminação nesta madrugada
Fenômeno pode ser visto cruzando o céu antes do pôr do sol e terá pico de iluminação de madrugada


Quem olhar para o céu neste sábado (18) a partir das 18h30 pode ver a última lua cheia de 2021. De acordo com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), o fenômeno poderá ser visto cruzando o céu começando pouco antes do pôr do sol e terá seu pico de iluminação às 0h32 deste domingo (19).
Conforme o Departamento De Astronomia Do Instituto De Astronomia, Geofísica E Ciências Atmosféricas, o fenômeno da lua cheia é visto quando toda sua face voltada para a Terra está iluminada pela luz solar. Ela pôde ser vista em todos os meses do ano, tendo seu ciclo encerrado na madrugada deste sábado para domingo.
Informações da NASA são de que essa lua será 17% menor do que a média desse fenômeno, mas isso tem uma explicação: como em razão da sua órbita elíptica ao redor da Terra, ela pode estar mais perto ou mais longe do planeta.
Outro fator que auxilia no menor tamanho desta lua é que o fenômeno coincide com o ponto em que a lua está mais distante da Terra, o que a deixa com o volume reduzido.
Veja Também
MPMS quer evitar a morte de 200 animais em situação de abandono e maus-tratos
Menino de 11 anos desaparecido é localizado sem vida em represa
Núcleo de Promoção da Igualdade Racial fortalece combate ao racismo
Em obras, CRS Aero Rancho mantém atendimento no prédio em anexo
