Geral

UFMS oferece atividades para idosos em seis cidades do Estado

Ao todo, são mais de 1,9 mil vagas distribuídas na Cidade Universitária e campus do interior

|
Redação
(Foto: Divulgação)
No segundo semestre deste ano, pessoas com 60 anos ou mais podem participar de 61 atividades de extensão, cultura e esporte e 16 disciplinas isoladas de graduação presencial, vinculadas ao programa institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi). Ao todo, são mais de 1,9 mil vagas distribuídas na Cidade Universitária e nos Câmpus da UFMS de Aquidauana, Coxim, Naviraí, Três Lagoas e do Pantanal. As inscrições podem ser realizadas na página unapi.ufms.br ou de forma presencial até 8 de Agosto.
 
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, enfatiza que, além de promover a inclusão e a participação da pessoa idosa no ambiente universitário, a Unapi estimula trocas intergeracionais entre os participantes e estudantes, potencializando a formação oferecida pela Universidade. “A UFMS vai além da formação técnica ao promover uma educação voltada para a cidadania, estimulando o pensamento crítico, a empatia e a responsabilidade social dos estudantes. Um exemplo claro disso é a atuação da Universidade Aberta à Pessoa Idosa, que proporciona uma rica troca de experiências entre gerações”, ressalta.
 
“Por meio das atividades promovidas pela Unapi, os idosos compartilham suas vivências, saberes e trajetórias de vida, oferecendo aos estudantes uma perspectiva mais ampla sobre envelhecimento, respeito e inclusão. Essa convivência fortalece a formação humana dos acadêmicos, que aprendem com a sabedoria dos idosos e se sensibilizam para questões sociais relevantes, desenvolvendo um olhar mais atento às necessidades da comunidade e ao papel transformador da Universidade na sociedade”, complementa.
 
Para os participantes, o programa criado em 2011 favorece a estimulação física e cognitiva, a interação social e o desenvolvimento de habilidades e competências com foco na autonomia, independência e cidadania plena da pessoa idosa. Entre as atividades ofertadas estão tai chi chuan, capoterapia, violão, informática básica, hidroginástica, dança de salão, xadrez, inglês básico, língua e cultura hispânica, italiano, artesanato, arte manuais em linhas, yoga, empreendedorismo, Libras e musicalidade, paisagismo, canto em grupo, além de projetos consolidados como o Coral da Unapi e a Horta Agroecológica. 
 
Na Cidade Universitária, haverá ainda alfabetização e letramento para pessoas idosas. Já entre as disciplinas, estão aulas de Bioética, Saúde do Idoso, Introdução à Psicologia e Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, entre outras.
 
Para contemplar o maior número de pessoas possíveis, cada participante poderá participar de cinco ações de cultura, esporte, lazer, saúde, tecnologia, artes e conhecimentos gerais e duas disciplinas de graduação. As atividades estão previstas para iniciar no dia 18 de Agosto.
Confira a galeria de imagens:

Veja Também

Papai Noel do Pátio atende das 9h às 22h em meio à decoração encantadora

Saúde encerra sala que monitorava casos de intoxicação por metanol

Pioneiro na dança do ventre em MS, Studio Nidal Abdul apresenta espetáculo na Capital

Município convoca 77 médicos para reforçar atendimento na Rede de Saúde