UFMS conquista credenciamento exclusivo para laboratório de combustíveis
Labcom é o único laboratório público no Brasil a receber acreditação da ANP e Inmetro


A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) se destaca como a única instituição pública do Brasil com um laboratório credenciado como Empresa de Inspeção de Qualidade pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Combustíveis (Labcom), do Instituto de Química (Inqui), também é o primeiro da UFMS e o único entre as universidades sul-mato-grossenses a receber a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Desde 2005, o Labcom desenvolve projetos focados em combustíveis e biocombustíveis, como biodiesel e diesel verde. O laboratório participou do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis da ANP até 2012, realizando o controle da qualidade de produtos como gasolina, etanol, diesel e biodiesel comercializados no estado. Em 2019, iniciou o monitoramento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha.
Carlos Nazário, diretor do Inqui e coordenador do Labcom, destaca que essa conquista reflete a parceria com empresas que reconhecem a excelência dos serviços prestados pela Universidade. O credenciamento permite que o laboratório realize inspeções de qualidade na importação de produtos regulados pela ANP, como o GLP da Bolívia. Além disso, a certificação do Inmetro permite a realização de nove ensaios de qualidade do GLP.
A acreditação foi um processo rigoroso, envolvendo a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade conforme a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, que garante a confiabilidade e precisão dos resultados. Nazário explica que o Labcom agora oferece serviços laboratoriais com padrões globais, o que amplia a aceitação internacional dos resultados obtidos e fortalece a conexão da UFMS com a sociedade e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
O laboratório também se beneficia de equipamentos especializados, como cromatógrafos a gás para a análise de qualidade do gás de cozinha, e investe constantemente em calibrações e padrões de pureza elevados para garantir a rastreabilidade e a precisão dos ensaios.
Nazário reforça que a acreditação traz várias vantagens, como a maior confiabilidade, credibilidade e competitividade no mercado, além de abrir novas oportunidades de negócios e fortalecer as pesquisas na UFMS.
Veja Também
Dourados agora emite carteira de identificação de pessoas com fibromialgia
Bombeiros recebem treinamento para resgatar animais em áreas de incêndio no Pantanal
Mobilização nacional reforça a luta contra o abuso e a exploração de crianças
Audiência Pública discute a criação de centros-dias voltados para idosos
