Geral

UFGD passa a exigir apenas o CadÚnico para comprovar renda na matrícula

Nenhum outro documento será aceito como forma de comprovação

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vai simplificar a documentação exigida aos candidatos aprovados em cotas para estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo per capita. A partir do próximo semestre, os novos alunos da universidade deverão apresentar apenas o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para comprovar a renda da família no momento da matrícula. Nenhum outro documento será aceito como forma de comprovação.

O principal objetivo desta mudança é simplificar e agilizar o processo de comprovação de renda. Anteriormente, a análise socioeconômica exigia vários documentos, o que muitas vezes dificultava a matrícula. Com a nova medida, será necessário apenas o comprovante do CadÚnico acompanhado da respectiva Folha Resumo, facilitando significativamente o acesso ao ensino superior na UFGD.

A utilização do CadÚnico não só reduz a burocracia, mas também alinha a UFGD às políticas sociais do governo federal, que frequentemente utilizam esse cadastro para a concessão de benefícios sociais. 

Com o objetivo de auxiliar especialmente os estudantes de famílias de baixa renda, o governo federal implementou, em 2012, a Lei nº 12.711 que garante a reserva de 25% das vagas das universidades federais para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola pública e que comprovem renda familiar igual ou inferior a um salário-mínimo por pessoa.

Além de estimular a entrada de estudantes com baixa renda por meio das cotas, as universidades públicas também seguem a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que oferece bolsas, auxílios e programas de suporte para que esses estudantes não abandonem os estudos devido a dificuldades financeiras ou sociais.


Na UFGD, algumas das políticas de assistência estudantil são direcionadas à moradia, à alimentação, ao transporte, à saúde mental, à creche para os filhos e muito mais. Se o estudante receber, por exemplo, Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação e Auxílio Transporte, totalizará R$ 700 mensais em benefícios (saiba mais clicando aqui). 
 

Dessa forma, percebe-se que ter o CAdÚnico é muito importante para que os estudantes de famílias de baixa renda possam usufruir das vagas reservadas e também de políticas de assistência estudantil. Apesar de o CadÚnico não ser a única forma de acesso aos programas de assistência estudantil, esse é um documento que agiliza muito o procedimento para que os estudantes possam usufruir dos seus direitos.

A UFGD orienta que os candidatos que vão prestar o Vestibular 2025 ou que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que são de famílias de baixa renda busquem atualizar seu CadÚnico. Isso porque, no momento da matrícula, será obrigatório apresentar o documento atualizado pelo menos nos últimos dois anos.

Os candidatos que ainda não possuem inscrição no CadÚnico devem solicitá-la na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próxima ou na Secretaria de Assistência Social do seu município. Este processo pode levar alguns dias, por isso é recomendável iniciar o quanto antes. Orientações detalhadas sobre como se cadastrar no CadÚnico podem ser obtidas no endereço eletrônico https://cadunico.dataprev.gov.br/#/como-cadastrar.

Caso os candidatos já possuam o CadÚnico com as informações atualizadas, é possível obter o documento de forma on-line, acessando o endereço eletrônico https://cadunico.dataprev.gov.br/#/home, ou presencialmente, dirigindo-se aos órgãos responsáveis pela política de transferência de renda do município. Por outro lado, aos candidatos que precisam atualizar seus cadastros, é necessário seguir as informações disponíveis em https://cadunico.dataprev.gov.br/#/como-atualizar.

Os procedimentos completos e documentos necessários estão detalhados no Edital de Divulgação PROGRAD Nº 29, de 10 de julho de 2024, que pode ser acessado pelo link abaixo: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/PROCESSO-SELETIVO-VESTIBULAR-PSV/PSV%20-%202025/Edital%20PROGRAD%2029-2024%20-Documentos%20exigidos%20para%20matr%C3%ADcula.pdf.

Veja Também

Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito

Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população

Faculdade Senac oferece desconto para aprovados no vestibular 2025

Tribunal de Justiça de MS cumpre mais de 238 mil mandados na Capital