Diário Digital
 
Geral

UFGD oferece 138 vagas em graduação para migrantes em vulnerabilidade

Processo Seletivo de Acolhida Humanitária inclui prova de redação e inscrição gratuita

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Reprodução UFGD)

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está oferecendo 138 vagas em cursos de graduação para migrantes em situação de vulnerabilidade através do Processo Seletivo de Acolhida Humanitária (PSAH-2025.1/UFGD). Essa iniciativa busca apoiar refugiados, asilados políticos, apátridas, e portadores de vistos ou autorizações de residência para fins humanitários, oferecendo-lhes uma oportunidade de formação acadêmica no Brasil.

As vagas estão distribuídas em 26 cursos, abrangendo áreas como Agronomia, Biotecnologia, Ciências Sociais, Engenharias, História, Letras, Nutrição e Zootecnia. Para se candidatar, o interessado precisa possuir CPF e fazer a inscrição pelo site selecao.ufgd.edu.br, sem custo.

A seleção será feita por meio de uma prova de redação em português, que acontecerá no dia 9 de dezembro, das 19h às 21h. Os candidatos devem chegar com antecedência e apresentar um documento de identificação com foto e uma caneta esferográfica preta ou azul escura, de material transparente. O resultado preliminar será divulgado em 16 de dezembro e o final em 18 de dezembro, após o período para recursos. As matrículas ocorrerão a partir de 3 de fevereiro de 2025, com o início das aulas previsto para 10 de fevereiro.

Apoio aos migrantes em MS

O PSAH visa acolher pessoas em vulnerabilidade migratória, como muitos migrantes haitianos e venezuelanos que chegaram a Mato Grosso do Sul devido a crises em seus países. A UFGD, com essa ação, reforça seu compromisso com a inclusão e apoio humanitário, oferecendo educação como um meio para novas oportunidades e integração social.

Informações de contato

Para mais detalhes sobre o processo seletivo, acesse a página oficial do PSAH-2025.1/UFGD.

Veja Também

Prefeita de Campo Grande fortalece parceria com TVMS para o Centro

MPMS cobra providências a respeito de espera para exames na Capital

Matrículas abertas para turma da pós-graduação em Direito do Agronegócio

Projeto perfura dez poços freáticos em comunidades indígenas de Dourados

AddThis Website Tools