Geral

Turma de Artes Cênicas da UFGD apresenta espetáculo Vereda da Salvação

Apresentações são gratuitas, mas haverá distribuição de senhas que começa às 19h

|
Redação
14ª Turma de Artes Cênicas da UFGD (Foto: Divulgação)

Abordando questões sobre fé, fanatismo e desigualdade social no contexto rural, o espetáculo Vereda da Salvação será apresentado de 6 a 8 de março, às 20h, pela 14ª Turma de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A classificação é para maiores de 14 anos.  

As apresentações acontecerão com entrada gratuita, no Núcleo de Artes Cênicas (NAC) da universidade, localizado na Unidade 2 (Rodovia Dourados/Itahum, Km 12, Cidade Universitária). Todos os interessados podem comparecer até a lotação do espaço, sendo que a distribuição das senhas começará às 19h. 

O espetáculo é resultado de um projeto de ensino interdisciplinar, realizado todos os anos pelo curso de Artes Cênicas, conhecido como “projetão”, no qual estudantes do 4º semestre, professores e técnicos unem esforços em torno da encenação de um texto relevante da dramaturgia nacional ou estrangeira. 

Os estudantes estão envolvidos na atuação e produção da peça e a direção é do professor José Parente. De acordo com o diretor, Vereda da Salvação é um texto urgente, necessário e extremamente atual, apesar de ter sido escrito há mais de meio século. 

“Com esta encenação, o curso de Artes Cênicas da UFGD proporciona aos seus estudantes, futuros artistas e professores de teatro, uma rica experiência de aprendizagem; e à comunidade douradense a oportunidade de assistir a um espetáculo feito com muito cuidado, carinho e dedicação por todos os envolvidos: professores, técnicos e discentes da 14ª Turma”, afirmou José Parente.

Baseado em fatos reais acontecidos na década de 50, no interior de Minas Gerais, o dramaturgo Jorge Andrade escreveu em 1958 uma peça teatral com crítica contundente à imensa desigualdade social brasileira, que persiste até hoje, e que periodicamente faz surgir surtos de messianismo religioso coletivo. 

Ambientada em uma comunidade do interior, a trama revela os desafios enfrentados por seus personagens em meio a conflitos ideológicos e sociais. Com uma narrativa envolvente e personagens complexos, a obra proporciona uma reflexão intensa sobre a natureza humana e suas buscas espirituais. 

Vereda da Salvação é uma experiência teatral cativante que mergulha nas complexidades da existência e das crenças, oferecendo ao público uma visão profunda e instigante sobre os dilemas enfrentados pelos personagens muito próximos da humanidade – para o bem, para o mal.

Sinopse - Em algum lugar no interior do Brasil, uma pequena comunidade de camponeses isolados perdem suas terras com a chegada do “progresso”, representado pela abertura de estradas e pelo avanço das grandes propriedades rurais. 

Reduzidos à condição de agregados, forçados a trabalhar em condições precárias que mal garantem a sobrevivência, eles se tornam alvos fáceis de um líder espiritual mal-intencionado. Ao abandonarem a antiga crença e abraçarem a nova religião, entram em um processo de fanatismo que os levará à tragédia. 

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116