TSE lança SOS Votos receber denúncias e relatos de mentiras processo eleitoral
A ferramenta pode ser acessada gratuitamente por qualquer cidadã ou cidadão, em todas as regiões do país, por meio do número de telefone 1491.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o SOS Voto, um disque-denúncia voltado ao combate de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais. A ferramenta, acessível gratuitamente pelo número 1491, está disponível para toda a população brasileira e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h. O serviço, capaz de receber até mil ligações diárias, é operado por profissionais especialmente treinados do TSE.
Essa iniciativa pioneira, idealizada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, visa garantir maior transparência e rapidez no enfrentamento da desinformação durante as Eleições Municipais de 2024. O número 1491 foi designado ao TSE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e integra o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). O SOS Voto atua como um complemento ao Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), plataforma online que centraliza os relatos de desinformação.
Além de registrar denúncias, o SOS Voto orienta os cidadãos sobre como proceder com suas queixas diretamente pela internet, via Siade. As denúncias consideradas válidas serão encaminhadas às autoridades competentes, como a Polícia Federal, o Ministério Público, os tribunais regionais eleitorais (TREs) ou juízes eleitorais.
Conforme o Guia Básico de Enfrentamento à Desinformação do TSE, a desinformação engloba todas as declarações públicas baseadas em informações ou dados incorretos, incluindo aqueles parcialmente verdadeiros, mas manipulados para distorcer a percepção pública das instituições eleitorais. Esse tipo de conteúdo, disseminado por redes sociais e sites de notícias falsas, pode ter impactos prejudiciais ao processo eleitoral.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116