Geral

Troca de experiências e aprendizados no 3º. Festival Bonito CineSur

Neste sábado e domingo, 26 e 27, foi realizada a Oficina de Interpretação de Cinema, no auditório Glauce Rocha

|
Redação
(Foto: Fotografando Bonito/Divulgação)

O 3º. Festival Bonito CineSur é também palco de debates sobre artes visuais, fomento e profissionalização desse mercado com agentes do setor, proporcionando troca de experiências sobre a produção cinematográfica na América do Sul. Neste sábado e domingo, 26 e 27, foi realizada a Oficina de Interpretação de Cinema, no auditório Glauce Rocha, no Centro de Convenções de Bonito.

A professora de artes visuais, Ana Lúcia Serrou, que atua na secretaria municipal de educação em Campo Grande destaca a importância das oficinas: “são novas experiências e oportunidades, principalmente para nós que trabalhamos com a formação de público. A aprendizagem que o Festival CineSur proporciona para nós é incrível e enriquecedora”.

Quem ministra a oficina é a diretora e professora Clara Linhart. “Eles vão ser desafiados a entenderem o instrumento do ator: a voz, o corpo e o entorno, com todas as pessoas ao redor, uma conscientização. Logo depois, iremos trabalhar cenas de longas de ficção”, explica Clara. “O objetivo é despertar o olhar para a respiração, a voz, o corpo, com o espaço, com o colega, despertando os instrumentos que eles têm para interpretar”.

Ao todo, 15 pessoas integram o grupo. O ator Leonardo Augusto Madureira de Castro está motivado com o aprendizado. “Não podemos esperar crescer olhando para o próprio umbigo e essa possibilidade de estudo faz com que a gente agregue com a expertise de outras pessoas, de dentro e fora do Estado, tornando MS um polo cinematográfico. Eventos como esse e ações que estão sendo desenvolvidas, turmas que estão saindo das universidades – cinema e teatro-, tudo isso está criando um expoente de mercado bem interessante no nosso setor, mostrando que a arte é uma profissão possível, necessária e importantíssima. Esse é o grande legado do Cinesur.”

(Foto: Fotografando Bonito/Divulgação)

O 3º. Festival Bonito CineSur está sendo realizado no Centro de Convenções de Bonito até o próximo dia 02 de agosto. A programação inclui diversas mostras competitivas: de filmes sul-americanos, ambientais e sul-mato-grossenses, além de sessões infanto-juvenis. A programação infantil inclui 17 curtas de animação sul-americanos e três longas nacionais voltados ao público infanto-juvenil. Também haverá sessões com produções das oficinas de animação e iniciação ao cinema, além de dois curtas realizados pelo SESC Lageado.

A cerimônia de encerramento, marcada para o dia 2 de Agosto, será apresentada por Cláudia Ohana e Thiago Lacerda e contará com a entrega dos Troféus e prêmios no total de R$ 57.500,00 aos vencedores das mostras competitivas.

O evento é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), em parceria com o Ministério da Cultura (Governo Federal), por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet. Conta com patrocínio da Fecomércio-MS, Sesc, Emgea, Agência Nacional do Cinema (Ancine), Petrobrás, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Prefeitura de Bonito, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e do Governo de Mato Grosso do Sul, além do apoio cultural da Energisa e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

(Foto: Fotografando Bonito/Divulgação)

Serviço – A 3ª. edição do Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito ainda realiza duas oficinas durante os próximos dias.

Dias 28, 29 e 30 de julho, “Oficina Direção de Cinema”, com a diretora e roteirista Marcela Lordy

Dias 31 de julho e 01 de agosto, “Oficina de Roteiro – da Ideia à Realização”, com o diretor e roteirista Luiz Carlos Castro

Dia 02 de agosto, “Oficina Projeto Audiovisual – do papel à venda”, com os produtores e roteiristas Mariana Bastos e PJ Maia.

 

Veja Também

Suzano é premiada por combater exploração de crianças nas rodovias

MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações

Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados

Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido