Geral

"Troca book" tem a missão de estimular a leitura na Capital

Projeto de Biblioteca no centro é oportunidade de circulação de obras literárias entre os leitores

|
Redação
(Foto: Karina Lima)

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim está realizando o "Troca Book". O projeto se trata da oportunidade de trocar um livro por outro e tem a missão de manter vivo o hábito da leitura. O projeto teve início no dia 15 de abril e fica aberto de segunda a sábado, das 08H ás 17H30 de segunda a sexta-feira, e das 08H ás 13H nos sábados.

O evento tem a finalidade de promover um acesso democrático ao livro e ao mesmo tempo, fomentar e incentivar o gosto pela leitura, através da disseminação de uma rede que possibilite a circulação de obras literárias, alcançando um público diverso que, em sua maioria, não tem o hábito da leitura, mas que por meio desta ação pode ser provocado a essa nova experiência. A troca de livros será inteiramente gratuita, Esse é o principal objetivo do projeto.

(Foto: Karina Lima)

A Troca

O leitor deverá efetuar uma troca deixando um livro, de qualquer gênero literário, no expositor e poderá levar qualquer outro livro que esteja exposto. Isso pode ser feito quantas vezes o leitor quiser.

Segundo o coordenador da Biblioteca, Aparecido Melchíades, a ideia surgiu em torno do grande acervo da biblioteca, que possui muitos livros repetidos. “Por exemplo, mês passado, recebemos da turma de Direito da UCDB quase 300 livros com uma qualidade muito boa. Porém, ao observar nosso acervo, vimos que tínhamos muitos exemplares iguais, aos doados. Nosso acervo necessita de mais variedade de livros. Por isso surgiu a ideia de fazer essa permuta de livros. O que também é uma maneira de expandir a biblioteca. Muitas vezes o acesso a biblioteca fica restrito a Campo Grande e principalmente ao Centro. A leitura da pessoa que mora no interior é dificultada, por conta da longevidade”.

“Este projeto proporciona a interação entre a Biblioteca e os leitores, estimula mais pessoas a ler e a Biblioteca a cumprir seu papel social, porque na minha visão, a Biblioteca é o espaço mais democrático que existe, em termo de instrumento cultural e social. Nós temos um acervo de mais de 30 mil livros, você tem toda a área do conhecimento. A ideia é que o projeto seja permanente, e hoje oferece livros infantis, revistas, livros de poesias, didáticos, enciclopédias, e alguns CDs e DVDs”, reitera.

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim fica no térreo do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30 e aos sábados das 8 às 13 horas. 
 

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116