Geral

Tribunais de MS Intensificam ações para apoiar população em situação de rua

TRF3, TJMS, TRT24 e TRE-MS criaram o Comitê Regional Pop Rua Jud do Estado

|
Redação
O comitê foi estabelecido pela Resolução Conjunta nº 11/2025, anunciada em 15 de setembro, com o objetivo de implementar políticas públicas voltadas ao atendimento de pessoas em situação de rua. Ele terá uma abordagem interinstitucional e multissetorial, com a missão de melhorar o acesso a direitos e serviços essenciais para essa população. (Foto: Luciano Muta)

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24) e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) criaram o Comitê Regional Pop Rua Jud.

O comitê foi estabelecido pela Resolução Conjunta nº 11/2025, anunciada em 15 de setembro, com o objetivo de implementar políticas públicas voltadas ao atendimento de pessoas em situação de rua. Ele terá uma abordagem interinstitucional e multissetorial, com a missão de melhorar o acesso a direitos e serviços essenciais para essa população.

Entre as principais responsabilidades do comitê estão a construção de uma rede de atendimento integrada, o monitoramento de ações da Política Nacional de Atenção à População em Situação de Rua, a atualização constante de dados em plataformas digitais, a realização de pesquisas e a organização de mutirões e atendimentos itinerantes.

De acordo com a resolução, “as atividades do Comitê serão conduzidas de forma empática, com foco nas necessidades reais das pessoas em situação de rua, garantindo o acesso à cidadania e à justiça”.

O comitê será composto por 18 membros, incluindo representantes da população em situação de rua, magistrados e servidores dos quatro tribunais, além de representantes de instituições parceiras e órgãos responsáveis por políticas de assistência social, habitação e organizações civis. O mandato de cada membro será de dois anos, e a coordenação será alternada entre os diferentes ramos da Justiça.

Em 2023, o TRF3 recebeu o Prêmio Innovare na categoria Tribunal, pelo "Programa Pop Rua Jud da 3ª Região". Em 2024, foi criado o Comitê Regional Pop Rua Jud no Estado de São Paulo. Entre os dias 25 e 27 de março de 2025, Campo Grande sediou a segunda edição do Pop Rua Jud em Mato Grosso do Sul, que resultou em mais de 4,5 mil atendimentos.

 

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande