Três Lagoas intensifica imunização de pessoas de 10 a 14 anos contra Dengue
Todas as salas de vacinação já estão funcionando até as 18h, de segunda a sexta-feira


A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta terça-feira, 28 de janeiro, à campanha estadual “MS Vacina Mais – Dengue”. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de vacinação contra a doença, direcionadas ao público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USF), exceto as USFs dos bairros Arapuá e Jupiá, já estão funcionando até as 18h, de segunda a sexta-feira, para atender à população durante a campanha. Além disso, haverá plantões de vacinação nos próximos quatro sábados, das 08h às 12h, em diferentes localidades:
• 01/02: USF Santa Luzia
• 08/02: USF Vila Piloto
• 15/02: USF Paranapungá
• 22/02: USF Santa Rita
A campanha se estenderá até o dia 25 de fevereiro, reforçando a importância da adesão da população para prevenir a disseminação da dengue.
COBERTURA VACINAL ATUAL
Atualmente, a cobertura vacinal contra a dengue no município apresenta os seguintes índices:
• 1ª dose: 6.289 pessoas imunizadas, equivalente a 65,51% do público-alvo;
• 2ª dose: 2.526 pessoas imunizadas, representando apenas 23,31%.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é alcançar 90% de cobertura vacinal.
IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
Neste mês, após 15 anos sem registros, Três Lagoas confirmou 3 casos de dengue tipo 3 (DENV-3), ressaltando a preocupação, pois a maior parte da população está suscetível a esse sorotipo. O DENV-3 é considerado um dos mais violentos, com maior potencial de causar formas graves da doença.
A SMS reforça que a imunização é essencial para proteger crianças e adolescentes, especialmente em um período crítico para o controle da dengue no estado. Com a circulação dos sorotipos da doença, como o DENV-3, intensificar a vacinação contribui significativamente para a redução de casos graves e óbitos
Veja Também
Projeto propõe contagem de prazos em dias úteis em processos tributários
Prefeitura abre inscrições para os Jogos Escolares de Outono 2025
Campanha vai estimular vacinação de adolescentes contra o HPV
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 130 milhões
