Geral

Três Lagoas intensifica combate ao Aedes e alerta para aumento da dengue

Levantamento indicou um índice de infestação predial de 4%, classificado como “Risco”

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Dados recentes do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) produzido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Setor de Endemias, realizado entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, indicaram um índice de infestação predial de 4%, classificado como “Risco” pelo Ministério da Saúde.

Diante desse cenário, a SMS reforça o alerta à população diante do risco do aumento dos casos de dengue no município. A Administração Municipal elaborou um plano de ação com diversas atividades para intensificar o trabalho realizado na cidade, incluindo a Semana D de Combate ao Aedes aegypti, que começou nesta semana. Em parceria com entidades do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, a programação inclui visitas para vistoria, eliminação e tratamento de criadouros, além de orientações sobre prevenção.

Óbito -O município registrou recentemente um óbito causado pela dengue tipo II, reforçando a gravidade da situação e a urgência de medidas preventivas. Além da dengue, o Aedes aegypti é responsável pela transmissão de outras arboviroses, como zika e chikungunya.

Dia D - Nesta semana acontecem inspeções em unidades da Secretaria de Saúde, escolas municipais e estaduais, órgãos públicos, o Exército e o Paço Municipal. O cronograma inclui tratamento focal com larvicidas, ações de controle de vetores e atividades educativas, para o Dia D de combate às arboviroses, que ocorrerá em 17 de dezembro. A data contará com uma blitz educativa na área central, promovendo a conscientização da população.

Período de chuvas - Com o período de chuvas intensificado, é essencial que toda a comunidade – incluindo o setor público, o setor privado e os moradores – colabore ativamente nas ações de combate ao mosquito. Medidas como a eliminação de materiais inservíveis, a limpeza de depósitos de água, a proteção de caixas d’água, o uso de areia nos pratinhos de plantas e a manutenção de calhas e ralos são fundamentais para reduzir a proliferação do Aedes aegypti.

A Prefeitura de Três Lagoas convoca todos os cidadãos a se unirem na luta contra o mosquito. Juntos, podemos proteger nossas famílias e a saúde de todos. Para mais informações ou orientações, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou o Setor de Endemias, através do telefone 55 67 8139-3193

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116