Geral

TRE-MS realiza treinamento para auditoria das urnas nas eleições

Teste de integridade compara os votos registrados na urna com os resultados digitados no sistema de votação

|
Redação
(Foto: Divulgação/TRE-MS)

Está em andamento uma capacitação para servidores da Justiça Eleitoral que trabalharão na auditoria da votação eletrônica nas eleições municipais em Mato Grosso do Sul. Os funcionários estão sendo preparados para fazer os Testes de Integridade e de Autenticidade dos equipamentos. Em MS, serão usadas 8.137 urnas eletrônicas na votação no dia 6 de Outubro, um domingo, nas 79 cidades do Estado.

O treinamento no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) é feito por intermédio da Comissão de Auditoria de Urnas Eletrônicas (CAVE). A ação acontece na sede do TRE-MS, no Parque dos Poderes.

O objetivo do treinamento é proporcionar aos participantes a compreensão detalhada dos procedimentos e técnicas envolvidos no Teste de Integridade, assegurando que todos estejam devidamente preparados para colaborar com a auditoria.

(Foto: Divulgação/TRE-MS)

O que é auditoria das urnas eletrônicas? A Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas é realizada por todos os TREs por meio do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas (com e sem biometria) e do Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, em cumprimento da Resolução TSE nº 23.673/2021.

Teste de Integridade - Trata-se de um evento de auditoria para verificação de funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso. Ele compara os votos registrados na urna eletrônica com os resultados digitados no sistema de votação, garantindo que tanto os resultados da urna quanto do referido sistema sejam iguais.

Teste de Autenticidade - Evento de auditoria para verificação de autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas, a ser realizado no dia da votação, antes da impressão da zerézima.

(Foto: Divulgação/TRE-MS)

 Todos os testes acontecem no dia da eleição e SÃO acompanhados por uma empresa de auditoria externa, partidos, coligações, entidades que fiscalizam e qualquer pessoa interessada.

Veja Também

Adestrador de cavalos de MS faz sucesso nos Estados Unidos

Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe

Rodovia BR-163/MS terá movimento intenso na virada do ano

Confira dicas de médica dermatologista para manter a saúde da pele