Diário Digital
 
Geral

Tráfego de veículos pesados é liberado na fronteira coma Bolívia

|
Redação
AddThis Website Tools

O tráfego de transporte pesado está liberado na fronteira de Arroyo Concépcion com Corumbá, desde as primeiras horas desta quinta-feira (04). O bloqueio deflagrado na última terça-feira (02) impedia a passagem dos veículos, únicos autorizados a cruzar os dois países, desde que a fronteira do Brasil e da Bolívia foi fechada por causa do contágio de coronavírus. Há quase três meses, estrangeiros estão proibidos de entrar tanto do lado boliviano, como do lado brasileiro.

O bloqueio interno realizado durante 48h, foi articulado pela Associação dos Municípios de Santa Cruz (Amdecruz), como forma de pressionar o governo federal a aumentar os recursos econômicos para que os municípios continuem com ações de combate e prevenção à covid-19. Moradores da região fronteiriça, como apoio à mobilização, também protestaram com um "panelaço” pelas redes sociais, um “grito” de socorro pela Saúde da fronteira.

Os municípios associados, que solicitam, entre outras reivindicações, a devolução de 12% dos recursos do Imposto Direto sobre Hidrocarbonetos (IDH), afirmam que não têm mais dinheiro para pagar salários, comprar remédios, equipamentos de biossegurança e pagar pelo custos logísticos, elementos vitais para continuar na luta contra a covid-19. A mobilização ocorreu em todo o departamento de Santa Cruz de La Sierra, que integra as cidades fronteiriças com Corumbá.

A Amdecruz ainda não se pronunciou sobre o resultado da mobilização.

(Com informações: Diário Corumbaense)

 

Veja Também

Onça-preta aparece pela primeira vez em reserva no Cerrado

Evento em Corumbá discute desenvolvimento do turismo no Pantanal

Inscrições para oficinas gratuitas do Bonito CineSur terminam no dia 15

Planos de Saúde são obrigados a avisar usuários de TEA sobre suspensão

AddThis Website Tools