Geral

Trabalhadores precisam de cadeira confortável, apoio para os pés, isso ajuda no desempenho", diz especialista

Abril Verde é marcado por ações que visam reduzir o número de incidentes no ambiente de trabalho: Dados mostram que MS registrou 10 mil ocorrências

|
Ian Netto
Profissionais durante o trabalho (Foto Luciano Muta)

O Abril Verde, mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, tem como finalidade a realização de ações que visem à prevenção, orientação e acompanhamento de saúde dos trabalhadores. Com o tema "Prevenir é Proteger", o Governo do Estado lançou uma Campanha de conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O mês será marcado por ações de debates sobre o assunto com empresas e funcionários, além de cursos e palestras capacitantes.

Dados mostram que em 2022, Mato Grosso do Sul registrou 10 mil acidentes de trabalho, os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho fazem parte da iniciativa Smartlab de trabalho decente, ferramenta que reúne banco de dados públicos coletados pelo MPT (Ministério Público do Trabalho). Campo Grande registrou só em 2022m 4.138 mil casos de acidentes de trabalho. 

Para Ricardo Balta, sócio proprietário da SEGALTH, empresa de engenharia de Segurança do Trabalho, a conscientização é a chave para que acidentes sejam cada vez menos recorrentes nas empresas. "O funcionário precisa saber como usar o equipamento correto, treinar mesmo, porque treinando, fazendo cursos preparatórios, evitam que acidentes aconteçam," afirmou Ricardo.

Balta destaca ainda que atualmente as maiores preocupações têm sido na área ergonômica do setor trabalhista. "Hoje em dia a gente tem visto uma preocupação maior dentro dos ambientes administrativos, nos escritórios, da empresa comprar uma cadeira mais adequada para o funcionário sentar, um descanso para os pés, mesas que não machuquem as articulações, tudo isso para ajudar na produtividade do funcionário," contou Ricardo.

Ricardo Balta, sócio proprietário da SEGALTH, empresa de engenharia de Segurança do Trabalho (Foto Luciano Muta)

Para Jeziel Silva, sócio proprietário da Segalth, o gerenciamento da empresa com o funcionário é a forma mais preventiva de evitar que acidentes aconteçam na hora do trabalho. "A empresa precisa comprar o equipamento certo, gerenciar o funcionário se ele está usando corretamente, preparar cursos de treinamento, de aperfeiçoamento, ou seja, um papel de cuidado mesmo com o funcionário," contou Jeziel.

Atualmente a Segalth contribui com a segurança de 80 empresas, de grande e médio porte, ajudando na regularização e preparo para o cuidado com os funcionários. Jeziel ainda destaca que as empresas têm buscado cada vez mais estar enquadradas nas leis e diretrizes de segurança do trabalho. "A gente tem visto uma procura a passos meio rápidos das empresas de estarem adequadas. Algumas por obrigações, mas isso é necessário, afinal existem leis que exigem um padrão das empresas, mas uma grande maioria vem porque realmente quer criar um ambiente saudável para o funcionário," finalizou. 

Jeziel Silva, sócio proprietário da Segalth (Foto Luciano Muta)

Durante o mês de abril, o Governo do Estado divulgará um calendário com as ações de conscientização. Os interessados devem acessar o site www.sad.ms.gov.br.

 

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116