Toda população pode se vacinar contra gripe em MS a partir de hoje
Decisão de ampliar os alvos da vacinação considera aumento dos casos de gripe e baixa adesão aos imunizantes
A vacinação contra Influenza está disponível para toda população de Mato Grosso do Sul a partir desta segunda-feira, 15 de maio. Fora a baixa adesão de grupos prioritários, os casos de gripe e de doenças de transmissão respiratória desde janeiro tem aumentado desde o início do mês.
Segundo o último boletim epidemiológico da SES, divulgado na quarta-feira (10), o Estado registrou 59 novos casos de Influenza em uma semana e oito óbitos, dentre os quais estão uma criança e dois bebês.
Uma das formas de conter o avanço dos casos e a gravidade dos sintomas é, justamente, a vacinação, conforme informa a Saúde do Estado. Porém, a adesão da imunização em Mato Grosso do Sul pelos grupos prioritários é baixa. Até o momento, foram aplicadas 230.023 doses, o que representa apenas 23,06% da cobertura dos grupos elencados.
Poderiam ser imunizados apenas idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, entre outros grupos. A partir de hoje, os municípios devem adotar estratégias para manter a prioridade para estes grupos e imunizar as outras parcelas da população.
A ampliação da oferta da vacina para a população geral – válida para crianças a partir de 6 meses de idade – também ocorre como forma de medida preventiva para abrandar sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, especialmente nas crianças.
Outro fator que influenciou a expansão da imunização no Estado, é a chegada das temperaturas mais baixas, que favorecem a disseminação dos vírus que causam infecções respiratórias. O aumento de pessoas imunizadas, contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde.
Veja Também
Consórcio Guaicurus diz que incêndio em ônibus foi causado por pane elétrica
Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO
Adestrador de cavalos de MS faz sucesso nos Estados Unidos
Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe