TJMS oferece programa de superendividamento aos consumidores
Cejusc atende pessoas que não têm como pagar suas dívidas sem comprometer o mínimo necessário para a sobrevivência
| Redação


Nesta Semana do Consumidor, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul está divulgando os serviços do Poder Judiciário estadual que visam auxiliar a população na solução de conflitos nas relações de consumo. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) Superendividamento atende pessoas que não têm como pagar suas dívidas sem comprometer o mínimo necessário para a sobrevivência, classificadas como superendividadas.
A ação é voltada ao atendimento de cidadãos devedores de boa-fé, incluindo idosos e servidores públicos. Com a ajuda dos profissionais do Cejusc Superendividamento, é possível elaborar um plano de pagamento, com prazo de até cinco anos para quitação dos débitos, e negociá-lo junto às empresas credoras. Além disso, há apoio por meio de oficinas de prevenção ao endividamento e preparação para a sessão de conciliação, realizadas em parceria com o Poder Judiciário de MS e a Faculdade Insted, que fornece equipe multidisciplinar de apoio.
A disponibilização desse serviço é realizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos e da Justiça Restaurativa (Nupemec) do TJMS, com base na Lei nº 14.181/21, conhecida como Lei do Superendividamento, que alterou e introduziu diversos dispositivos ao Código de Defesa do Consumidor.
Todos os serviços são gratuitos e disponibilizados à população pelo Poder Judiciário de MS, em cooperação com diversas instituições públicas e privadas. Isso inclui desde as oficinas de superendividamento até as audiências de conciliação pré-processuais e os grupos reflexivos.

O serviço é voltado para consumidores maiores de 18 anos que não consigam quitar suas dívidas, tendo sua renda comprometida, o que prejudica seus gastos essenciais.
Serviço – Os consumidores interessados podem acessar o portal do Tribunal de Justiça. Nesse espaço, há um formulário a ser preenchido, e alguns documentos serão solicitados. Posteriormente, o Cejusc Superendividamento fará contato para dar continuidade aos procedimentos.
Além disso, é possível obter informações pelo telefone (67) 3317-3997, pelo e-mail superendividamento@tjms.jus.br ou presencialmente em um dos dois endereços:
- Cejusc Nupemec: Rua Raul Pires Barbosa, 1503 (Chácara Cachoeira), Campo Grande.
- Cejusc Associação Comercial: Rua 15 de Novembro, 390 (Centro), Campo Grande
(Fonte: TJMS)
Veja Também
Sábado e domingo tem vacinação contra gripe no Bosque dos Ipes
Festival Surdolímpico será em Dourados pela primeira vez neste sábado
Instituto da Saúde Ocular realiza ação de prevenção ao Glaucoma em shopping
Energisa participa de ação comunitária da UEMS no São Conrado