TJMS expõe processos históricos sobre evolução da proteção à mulher
Evento terá como tema Mulheres nas Carreiras Jurídicas – um evento para inspirar, conectar e transformar
| Redação


No período de 25 a 28 de Março, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Assessoria de Gestão Documental e Memória, realizará uma exposição no 1º Congresso da Liga Feminina do Direito da Universidade Católica Dom Bosco. O evento terá como tema Mulheres nas Carreiras Jurídicas – um evento para inspirar, conectar e transformar.
A participação do TJMS será por meio da exposição de processos históricos que datam de 1873 a 1974 e envolvem mulheres e violência doméstica. A divulgação traz casos com relevância histórica que pautam reflexões sobre a luta pelo direito das mulheres, mostram o impacto da realidade vivida à época para a construção das leis atuais e os desafios que persistem até os dias de hoje.
Um exemplo da evolução do Judiciário na proteção dos direitos femininos é a história de uma menina de 13 anos que, em 1943, foi forçada a se casar com seu abusador sob a justificativa de "reparação de honra". Na época, o casamento era considerado uma causa extintiva de punibilidade. Com o passar dos anos, a Justiça passou a proteger com mais cuidado as vítimas e a punir os agressores. No entanto, somente em 2005, com a promulgação da Lei 11.106, essa causa de extinção da punibilidade deixou de existir na legislação.
Atualmente, a Lei determina que, em casos de estupro de vulnerável, o abusador pode ser condenado a uma pena de 8 a 15 anos de reclusão, conforme o artigo 217-A do Código Penal.
1º Congresso da LFD – O evento será gratuito e aberto ao público geral com uma programação predominantemente online, tendo como objetivo, debater a presença e os desafios das mulheres no universo jurídico. O congresso contará com palestras, mesas-redondas e painéis, abordando temas que buscam fortalecer a representatividade feminina no Direito como paridade de gênero no Judiciário e na OAB e desafios da mulher advogada, magistrada e promotora.
(Fonte: Assessoria de imprensa do TJMS)
Veja Também
Programa da Cidade Dom Bosco inicia atividades com 400 jovens em Corumbá
SUS vai substituir papanicolau por exame mais sensível ainda este ano
Dourados inicia cadastro para ampliar proteção de animais domésticos
Corumbá divulga cronograma semanal de vacinação até 4 de Abril
