TJMS e Associação Pestalozzi oferecem trabalho a jovens com deficiência
Iniciativa já emprega 17 pessoas no Fórum de Campo Grande

Desde 2015, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) mantém uma parceria com a Associação Pestalozzi, que atualmente emprega 17 pessoas com deficiência no Fórum de Campo Grande. A iniciativa oferece oportunidades de trabalho a jovens atendidos pela instituição, com tarefas ajustadas às capacidades individuais de cada colaborador.
Os jovens são preparados pela Pestalozzi para ingressar no mercado de trabalho. O projeto, liderado pelo juiz Albino Coimbra Neto, da 2ª Vara de Execução Penal, busca promover a independência e a dignidade por meio do trabalho produtivo.
Inicialmente restrita às Varas de Execução Penal, a iniciativa foi ampliada para outros setores do Fórum, como cartórios das Varas de Família e Sucessões, Controladoria de Mandados e Coordenadoria de Serviços Gerais.
O processo de contratação envolve entrevistas para alinhar as habilidades dos jovens às necessidades do setor. Além disso, os contratados recebem treinamento e são inseridos em ambientes preparados para acolhê-los, o que tem garantido resultados positivos para ambas as partes.
Rossana Canavarros das Neves, chefe de cartório da 2ª Vara de Execução Penal, destaca a importância da paciência no treinamento e enfatiza que, apesar das limitações iniciais, os jovens evoluem com o tempo e têm vínculos mais duradouros do que os de estagiários tradicionais.
Veja Também
Papai Noel causa comoção em visita a hospital público da Capital
Inquérito tenta agilizar acesso a leitos de urgência e emergência
Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado