Geral

TJMS avalia uso de inteligência artificial para análise de petições iniciais

Tecnologia pode automatizar interpretação de documentos e trazer mais agilidade ao sistema de justiça

|
Redação
(Foto: Reprodução TJMS)

A Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul realizou, na terça-feira (1º), uma reunião com a Secretaria de Tecnologia da Informação e uma empresa especializada em tecnologia para avaliar a possível contratação de uma solução de inteligência artificial voltada à análise de documentos legais, com foco em petições iniciais.

A iniciativa, liderada pelo corregedor-geral de justiça, desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, busca aprimorar a prestação jurisdicional por meio do uso de novas ferramentas tecnológicas. O objetivo é automatizar a interpretação de textos jurídicos, identificar jurisprudências e promover maior uniformidade nas decisões.

Durante a reunião, foram apresentados aplicativos que simplificam a interação com documentos em formato PDF, extraem informações relevantes e aumentam a produtividade. A adoção da tecnologia pode contribuir para maior agilidade no sistema de justiça.

Também participaram do encontro a juíza auxiliar da Presidência, Joseliza Alessandra Vanzela Turine, as juízas auxiliares da Corregedoria, Helena Alice Machado Coelho e Jacqueline Machado, e a diretora da STI, Liriane Aparecida da Silva Nogueira. A Corregedoria segue estudando soluções para modernizar o Judiciário e otimizar o fluxo de trabalho.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande