TJMS alcança 75% de acordos em audiências pré-processuais no 1º semestre
Na Capital, foram promovidas 1.313 audiências pré-processuais, demonstrando a busca por soluções consensuais
| Redação


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul registrou um índice expressivo de 75% de acordos firmados nas 2.600 audiências pré-processuais realizadas no primeiro semestre de 2025 em todo o Estado. O resultado reflete o fortalecimento da política de autocomposição e consolida a atuação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) como instrumentos gratuitos e eficazes para a pacificação social e a promoção de uma Justiça mais célere e acessível.
Somente em Campo Grande foram promovidas 1.313 audiências pré-processuais, demonstrando o engajamento da população na busca por soluções consensuais e a efetividade da mediação e conciliação como alternativas viáveis ao processo judicial.
Pré-processual – As audiências pré-processuais são realizadas antes do ajuizamento de uma ação e visam a resolução de conflitos por meio do diálogo, com a intermediação de conciliadores ou mediadores e sem custos para as partes. Podem ser solicitadas por qualquer interessado junto aos Cejuscs, abrangendo áreas como direito de vizinhança, superendividamento e família. Quando bem-sucedidas, resultam em acordos com validade jurídica, reduzindo despesas financeiras, desgastes emocionais e preservando o relacionamento entre as partes.
A parte interessada pode solicitar a realização da audiência pré-processual, buscando um Cejusc, ou diretamente por formulário eletrônico disponível aqui. No formulário basta selecionar o tipo de assunto, os dados de quem está solicitando a audiência, como nome, CPF ou CNPJ (caso seja pessoa jurídica), e-mail e telefone, além de dados mínimos para que a outra parte seja encontrada para receber o convite para a audiência, como nome, endereço e telefone. Por último, informar em, no máximo, 500 caracteres, a reclamação envolvida.
Se a solicitação for aceita, a outra parte é convidada a participar da audiência, na qual um conciliador ou mediador auxilia as partes a dialogarem e buscarem a autocomposição. Caso haja acordo, ele é formalizado com validade jurídica. Se não chegarem a um consenso, a parte pode ajuizar a ação judicial.
Cejusc – A rede de Cejuscs do TJMS conta com unidades estrategicamente distribuídas em Campo Grande – incluindo polos na Rua 7 de Setembro, no bairro Chácara Cachoeira, na Associação Comercial e na Defensoria Pública, e em municípios do interior como Corumbá, Dourados, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e Chapadão do Sul. Essas unidades atuam em três frentes: solução de conflitos pré-processuais, conflitos com processos já em andamento e atendimento à cidadania, com serviços de orientação e prevenção à judicialização.
Os Cejuscs fazem parte da estrutura do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), atualmente sob coordenação do desembargador José Ale Ahmad Netto, e coordenação adjunta do desembargador Vilson Bertelli e da juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo. Cada Centro conta com um juiz coordenador, a quem cabe: administrar o Centro, homologar os acordos entabulados e supervisionar o serviço dos conciliadores e mediadores.
Além da ampliação da estrutura física, o TJMS investe constantemente na capacitação de conciliadores e mediadores, garantindo a qualidade técnica e a imparcialidade dos atendimentos. A atuação dos Cejuscs tem se mostrado decisiva para a redução da sobrecarga do Judiciário e para a construção de uma cultura de diálogo, em sintonia com a Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ao alcançar um índice de 75% de acordos no primeiro semestre, o TJMS contribui de forma efetiva para a transformação do sistema de Justiça em Mato Grosso do Sul, ampliando o protagonismo das partes na resolução de conflitos e promovendo soluções mais rápidas, personalizadas e satisfatórias para a sociedade sul-mato-grossense.
Veja Também
Propostas do Judiciário reorganizam serviços extrajudiciais de três comarcas
Atletas de Três Lagoas conquistam seis medalhas no Kombat Festival
Câmara Municipal realiza solenidade para entrega da Medalha Nelson Trad
Juíza de MS é convocada para prestar auxílio ao Supremo Tribunal Federal
