Geral

TJ promove webinário sobre direitos das crianças e adolescentes indígenas

Evento objetiva capacitar participantes para a promoção da proteção integral das crianças e adolescentes

|
Redação
(Foto: Divulgação)
No dia 23 de Abril, a Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude, realizará um webinário destinado a magistrados e servidores. A formação será das 14 horas às 16h30 e terá o tema “Infâncias Plurais: O papel do sistema de justiça na proteção das crianças e jovens indígenas – panorama internacional e regional ‘o caso dos Guarani e Kaiowá'”.
 
O webinário objetiva a capacitação dos participantes para a promoção da proteção integral e o respeito às especificidades culturais e sociais das crianças e adolescentes indígenas. Para isso, as palestras abordarão os direitos em bases nacional e internacional sobre o tema, os cuidados alternativos para crianças Guarani e Kaiowá afastadas da família, pensando no pluralismo jurídico, além de proporcionar reflexões sobre a importância da proteção desses direitos.
 
Estarão presentes como palestrantes o professor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB), Assis da Costa Oliveira, a juíza de Direito da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande, Katy Braun do Prado, e a antropóloga indígena Lúcia Pereira, da etnia Kaiowá e membro da Grande Assembleia das Mulheres Guarani Kaiowá.
 
A formação ocorrerá por meio da plataforma virtual Microsoft Teams e do canal da Ejud-MS no Youtube, com carga horária de duas horas e meia.
 
Para garantir que os participantes compreendam os principais procedimentos no tratamento de adolescentes e jovens indígenas no caso de apreensão, de representação em processo de apuração de ato infracional ou de cumprimento de medida socioeducativa, o webinário promove uma experiência de aprendizagem dinâmica, interativa e objetiva, com espaço para perguntas no final.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande