Teledermatologia é realidade na saúde em cidade de MS
Modelo de diagnóstico em dermatologia via internet foi realizado em mutirão e será mantido


A Prefeitura de Três Lagoas (MS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu o Mutirão de Teledermatologia em quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município visando facilitar o acesso da população ao atendimento dermatológico.
A Teledermatologia é um modelo de diagnóstico em dermatologia via internet, através do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), que possibilita e facilita a aproximação da Atenção Primária à Saúde e do atendimento especializado.
O mutirão foi realizado por meio de protocolos clínicos de registro fotográfico de lesões/manchas com aparelho especializado que possibilitam ao médico descrever a lesão, classificar o risco e qualificar o encaminhamento para tratamento.
Para execução dos exames os profissionais de saúde da SMS foram cadastrados e habilitados na plataforma Nacional de Telediagnóstico. O Mutirão aconteceu nas UFSs Joel Neves/ São Carlos, Interlagos e Eurides Chagas Cruz/Santa Luzia.

O atendido passa pela unidade cadastrada com o Ponto de Telediagnóstico, onde é feito o registro fotográfico, a foto é enviada juntamente com as informações clínicas do paciente, via plataforma para o núcleo especialista. Após o exame, o laudo é realizado por especialistas do Núcleo de Telessaúde de SC/UFSC em até 72 horas, devolvido a USF onde o médico fará a devolutiva com o paciente.
A secretária da SMS, Elaine Furio, informou que a teledermatologia será mantida na rotina de atendimento ofertado à população, como também serão ofertadas outras especialidades que contemplam a Telesaúde.
“O diagnóstico em dermatologia via internet é uma ferramenta relevante para Atenção Básica, pois qualifica a fila de espera dos pacientes que necessitam deste tipo de atendimento, otimizando tempo e priorizando os casos mais urgentes”, concluiu a secretária” explicou Elaine.
Veja Também
Inscrições em concursos públicos do IFMS seguem abertas até dia 10
Tribunal de Justiça define novo juiz de cooperação do programa Lar Legal MS
Ruas João Marchesi e Manoel Ferreira terão sentido único em Três Lagoas
Oficina com imortal da ABL aborda relação entre literatura e gramática